filmeu

Disciplina Investigação em Educação Física e Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Investigação em Educação Física. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Investigação em Educação Física e Desporto (EDF)

     

    CP1)Metodologia qualitativa

    Definição de Conceitos

    Tipos de investigação quantitativa (estudos experimentais e não experimentais)

     

    CP2)Metodologia quantitativa

    Definição de Conceitos

    Tipos de investigação qualitativa (Fenomenologia; Etnoecologia; Representação social; Etnometodologia; Etnografia; Investigação histórica; Teoria fundamentada; Investigação ação; Interaccionismo simbólico)

     

    CP3)Niveis de evidência científica e prática baseada na evidência.

     

    CP4)Elaboração de trabalhos ciêntificos: etapas, estrutura e metodologias

     

    CP5)Metodologia da investigação aplicada ao contexto da educação física escolar.

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para a presente UC são:

    OA1. Adquirir conhecimentos sobre as metodologias de investigação e sobre os conceitos fundamentais das metodologias de investigação em Educação Física e Desporto;

    OA2. Adquirir competências para a aplicação das metodologias de investigação em Educação Física e Desporto;

    OA3. Desenvolver competências para a realização de um projeto de investigação, que englobem a capacidade de identificar e analisar as diferentes linhas de investigação em Educação Física e Desporto

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A estratégia utilizada na lecionação desta UC é baseada na exposição teórica (ME1) e componente prática (ME2) com exercício práticos.

    A metodologia problem based learning (ME3) será incluida na metodologia de ensino de forma a envolver os alunos com a prática da investigação no contexto do ensino da educação física.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

    Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.

    Tani, G. (2023). Ensaios em educação física. Editora Blucher.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios