-
Apresentação
Apresentação
A presente UC enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Investigação em Educação Física. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6662-24652
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Pressupostos básicos da investigação científica Natureza e características da investigação científica. 2. Fundamentos da investigação em Educação Física e Desporto Princípios gerais da investigação aplicada ao ensino da educação física. 3. Paradigmas da investigação qualitativa Estudo de caso, investigação-ação e etnografia. 4. Métodos e técnicas qualitativas Recolha e análise de dados qualitativos. 5. Tipo de estudos quantitativos Estudos experimentais, quási-experimentais, e observacionais. 6. Análise de dados em estudos quantitativos Tamanho da amostra, testes estatísticos, e nível de significância. 7. Análise crítica de trabalhos científicos Avaliação de pesquisas científicas na área. 8. Elaboração e apresentação de projetos de investigação Estruturação e comunicação de propostas de pesquisa.
-
Objetivos
Objetivos
No final da UC os estudantes devem: OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos da investigação científica, compreendendo os seus propósitos e a sua importância no contexto da Educação Física e Desporto; OA2. Compreender os métodos de recolha e análise de dados utilizados na investigação científica, tanto qualitativos como quantitativos, no campo da Educação Física e Desporto, aplicados à prática pedagógica; OA3. Desenvolver competências para a elaboração de um projeto de investigação, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre metodologias de investigação aos problemas concretos da prática pedagógica no domínio da Educação Física.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A estratégia utilizada na lecionação desta UC é baseada na exposição teórica (ME1) e componente prática (ME2) com exercício práticos. A metodologia problem based learning (ME3) será incluida na metodologia de ensino de forma a envolver os alunos com a prática da investigação no contexto do ensino da educação física.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed. Tani, G. (2023). Ensaios em educação física. Editora Blucher.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não