filmeu

Disciplina Investigação em Educação Física e Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Investigação em Educação Física. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Pressupostos básicos da investigação científica Natureza e características da investigação científica. 2. Fundamentos da investigação em Educação Física e Desporto Princípios gerais da investigação aplicada ao ensino da educação física. 3. Paradigmas da investigação qualitativa Estudo de caso, investigação-ação e etnografia. 4. Métodos e técnicas qualitativas Recolha e análise de dados qualitativos. 5. Tipo de estudos quantitativos Estudos experimentais, quási-experimentais, e observacionais. 6. Análise de dados em estudos quantitativos Tamanho da amostra, testes estatísticos, e nível de significância. 7. Análise crítica de trabalhos científicos Avaliação de pesquisas científicas na área. 8. Elaboração e apresentação de projetos de investigação Estruturação e comunicação de propostas de pesquisa.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC os estudantes devem: OA1. Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos da investigação científica, compreendendo os seus propósitos e a sua importância no contexto da Educação Física e Desporto; OA2. Compreender os métodos de recolha e análise de dados utilizados na investigação científica, tanto qualitativos como quantitativos, no campo da Educação Física e Desporto, aplicados à prática pedagógica; OA3. Desenvolver competências para a elaboração de um projeto de investigação, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre metodologias de investigação aos problemas concretos da prática pedagógica no domínio da Educação Física.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A estratégia utilizada na lecionação desta UC é baseada na exposição teórica (ME1) e componente prática (ME2) com exercício práticos. A metodologia problem based learning (ME3) será incluida na metodologia de ensino de forma a envolver os alunos com a prática da investigação no contexto do ensino da educação física.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed. Tani, G. (2023). Ensaios em educação física. Editora Blucher.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios