filmeu

Disciplina Inovação e Tecnologia em Educação Física

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Inovação e Tecnologia em Educação Física. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Inovação e Tecnologia em EDF

    CP1) Introdução à tecnologia e inovação: da teoria da aprendizagem à tecnologia educativa

    CP2)Tecnologia contemporânea nos contextos da EDF

    CP3)Metodologias de investigação no âmbito da tecnologia na EDF

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para a presente UC são:
    OA1. Adquirir conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de inovação e tecnologia em Educação Física e Desporto;
    OA2. Desenvolver competências para a realização de um projeto de investigação, que englobem a capacidade de identificar e analisar as diferentes linhas de investigação relacionadas com a utilização das tecnologias para a educação.
    OA3: Conhecer critérios e ser capaz de selecionar e aplicar a tecnologia de acordo com a complexidade e tipo de informação a transmitir, o nível e o contexto de aprendizagem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    Corrêa, E. (2020). Educação Física e Tecnologia: O processo de “Tecnização” Educacional. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda.
    Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. PortoAlegre: Artmed.
    Patrão Neves M. C. (2016). Ética: Dos Fundamentos às Práticas. Edições 70.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios