filmeu

Disciplina Didática dos Desportos I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC E enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflecção sobre as principais questões das Didáticas Específicas de Basquetebol, Andebol, Futebol, Voleibol, Râguebi e Corfebol. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdo programático (CP): CP1 - Regras fundamentais e terminologia básica das modalidades coletivas; CP2 - Técnica / tática individual e coletiva / sistemas de jogo; CP3 - Caracterização dos níveis de jogo e dos processos da sua evolução; CP4 - Metodologias de observação e avaliação da técnica, da tática e do jogo;
  • Objetivos

    Objetivos

    Definem-se os seguintes objetivos de aprendizagem (AO): OA1 - Conhecer o regulamento, a terminologia e os conceitos específicos e os principais ações técnicos e/ou táticos das modalidades; OA2 - Adquirir, planear e aplicar os conhecimentos necessários à estruturação didática-metodológica do ensino das modalidades coletivas nos níveis de ensino básico e secundário; OA3 - Utilizar metodologias de observação que possibilitem a intervenção eficaz/eficiente na melhoria das aprendizagens dos alunos: OA4 - Aplicar processos de reflexão/avaliação das atividades de ensino/aprendizagem desenvolvidas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caderno de Exercícios Rugby (2012), Associação de Rugby do Norte / Federação Portuguesa de Rugby; Estriga, L.; Moreira, I. (2014). O ensino do andebol na escola - ensinar a aprender. Porto: Editora Fadeup. Garganta, J.; Oliveira, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do Futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar (pp. 199-263). FADEUP, Porto. Manual de Treinadores de Minibásquete, António San Payo Araújo (2008) - FPB, ENB e CNMB Reynaud, C. (Ed.) (2015). The Volleyball Coaching Bible - volume II. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. Reynaud, C. (2011). Coaching Volleyball. Technical and Tactical skills. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. Tag Rugby na Escola. Dossier do Professor (2011), Federação Portuguesa de Rugby.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios