filmeu

Disciplina Didática dos Desportos I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC E enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflecção sobre as principais questões das Didáticas Específicas de Basquetebol, Andebol, Futebol, Voleibol, Râguebi e Corfebol. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdo programático (CP):

    CP1 - Regras fundamentais e terminologia básica das modalidades coletivas;

    CP2 - Técnica / tática individual e coletiva / sistemas de jogo;

    CP3 - Caracterização dos níveis de jogo e dos processos da sua evolução;

    CP4 - Metodologias de observação e avaliação da técnica, da tática e do jogo;

  • Objetivos

    Objetivos

    Definem-se os seguintes objetivos de aprendizagem (AO):

    OA1 - Conhecer o regulamento, a terminologia e os conceitos específicos e os principais aspetos técnicos e/ou táticos das modalidades;

    OA2 - Adquirir, planear e aplicar os conhecimentos necessários à estruturação didática-metodológica do ensino das modalidades coletivas nos níveis de ensino básico e secundário;

    OA3 - Dominar metodologias de observação que possibilitem a intervenção eficaz/eficiente na melhoria das aprendizagens dos alunos:

    OA4 - Aplicar processos de avaliação das atividades de ensino/aprendizagem.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reynaud, C. (Ed.) (2015). The Volleyball Coaching Bible - volume II. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.

    Reynaud, C. (2011). Coaching Volleyball. Technical and Tactical skills. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.

     

    Caderno de Exercícios Rugby (2012), Associação de Rugby do Norte / Federação Portuguesa de Rugby;

    Rugby Ready (2014), World Rugby;

    Tag Rugby na Escola. Dossier do Professor (2011), Federação Portuguesa de Rugby;

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios