-
Apresentação
Apresentação
A presente UC E enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflecção sobre as principais questões das Didáticas Específicas de Basquetebol, Andebol, Futebol, Voleibol, Râguebi e Corfebol. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 14
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6662-3180
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdo programático (CP): CP1 - Regras fundamentais e terminologia básica das modalidades coletivas; CP2 - Técnica / tática individual e coletiva / sistemas de jogo; CP3 - Caracterização dos níveis de jogo e dos processos da sua evolução; CP4 - Metodologias de observação e avaliação da técnica, da tática e do jogo;
-
Objetivos
Objetivos
Definem-se os seguintes objetivos de aprendizagem (AO): OA1 - Conhecer o regulamento, a terminologia e os conceitos específicos e os principais ações técnicos e/ou táticos das modalidades; OA2 - Adquirir, planear e aplicar os conhecimentos necessários à estruturação didática-metodológica do ensino das modalidades coletivas nos níveis de ensino básico e secundário; OA3 - Utilizar metodologias de observação que possibilitem a intervenção eficaz/eficiente na melhoria das aprendizagens dos alunos: OA4 - Aplicar processos de reflexão/avaliação das atividades de ensino/aprendizagem desenvolvidas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caderno de Exercícios Rugby (2012), Associação de Rugby do Norte / Federação Portuguesa de Rugby; Estriga, L.; Moreira, I. (2014). O ensino do andebol na escola - ensinar a aprender. Porto: Editora Fadeup. Garganta, J.; Oliveira, J.; Barreira, D.; Brito, J.; Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do Futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos: Ensinar a Jogar (pp. 199-263). FADEUP, Porto. Manual de Treinadores de Minibásquete, António San Payo Araújo (2008) - FPB, ENB e CNMB Reynaud, C. (Ed.) (2015). The Volleyball Coaching Bible - volume II. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. Reynaud, C. (2011). Coaching Volleyball. Technical and Tactical skills. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. Tag Rugby na Escola. Dossier do Professor (2011), Federação Portuguesa de Rugby.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não