filmeu
Pós-Graduação em Intervenção com Crianças e Jovens em Perigo

Pós-Graduação Intervenção com Crianças e Jovens em Perigo: Acolhimento Familiar e Residencial

Lisboa
Com esta pós-graduação procura-se proporcionar conhecimentos que promovam uma análise compreensiva holística da situação de acolhimento, de estratégias de avaliação e de intervenção adaptadas, de competências das equipas educativas e técnicas e do papel da... Ler mais

Partilhar

Email

O estacionamento é gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais
Horas104h Créditos19 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta pós-graduação procura-se proporcionar conhecimentos que promovam uma análise compreensiva holística da situação de acolhimento, de estratégias de avaliação e de intervenção adaptadas, de competências das equipas educativas e técnicas e do papel das respetivas famílias de acolhimento. Com uma análise transdisciplinar, recorrendo a distintas abordagens metodológicas, pretende-se proporcionar uma formação avançada que permita compreender, analisar e intervir de forma sustentada, teórica e metodologicamente, quer em situações de acolhimento familiar quer residencial, potenciando capacidades de análise e competências específicas de intervenção.
  • Competências

    Competências

    - Conhecer, analisar e aplicar estratégias de avaliação eficazes e eficientes. - Conhecer, analisar e aplicar estratégias de intervenção sistémicas pela positiva. - Conhecer estratégias participativas e auto-avaliativas no processo de mudança. - (Re)Afirmar as competências profissionais. - Partilhar boas práticas de intervenção e de investigação. - Potenciar o conhecimento de metodologia de desenvolvimento de projetos de intervenção e de investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer normatividade/não normatividade no percurso desenvolvimental. - Compreender a origem dos comportamentos multidesafiadores. - Identificar potencialidades, recursos e riscos psicossociais em crianças e jovens acolhidas(os), educadores, técnicos, parceiros e famílias de acolhimento. - Conhecer, analisar e aplicar estratégias de avaliação eficientes, de intervenção sistémicas pela positiva e em momentos críticos. - Promover estratégias participativas e auto-avaliativas no processo de mudança. - Partilhar boas práticas.
  • Programa

    Programa

    • [Anual]
    • Análise Compreensiva das Crianças e Jovens em Acolhimento 3 ects
    • Avaliação Diagnóstica para a Intervenção 3 ects
    • Competências Profissionais para a Intervenção 3 ects
    • Crianças e Jovens em Situação Perigo 3 ects
    • Estratégias de intervenção 3 ects
    • Metodologia de Projetos de Intervenção e de Investigação 4 ects
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    Intervenção com crianças e jovens em perigo e com famílias de acolhimento.
  • Observações

    Observações

    Horário Previsto: 09:00 às 13:00 e 18:00 às 22:00 Regime de Horário: Diurno, Noturno

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Prof. Doutora Fátima Gameiro

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios