Apresentação do Curso
A Pós-graduação/Curso de Especialização em Direção Hoteleira visa contribuir para a valorização da função de Diretor/a de hotel. Na sequência do fim da regulamentação do acesso à profissão, a Associação dos Diretores de Hotel de Portugal (ADHP) e o Departamento de Turismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desejam contribuir para a formação contínua dos atuais e futuros Diretores/as de hotel em Portugal, providenciando uma formação iminentemente prática, ministrada por profissionais do setor com elevado know-how prático e teórico.
Este curso teve uma recente actualização, decorrente da dinâmica que impera no sector da hotelaria, sendo que todos os conteúdos, cargas horárias e módulos essenciais foram concebidos de forma a responder às necessidades de formação do setor e da função. Assim, esta formação está apta para responder às novas tendências na hotelaria, ao comportamento do consumidor, a funções emergentes e a novas realidades de distribuição online.
O módulo de Business Plan é transversal a toda a ação, é composto por um projeto prático onde os formandos desenvolverão o plano de negócios para o seu hotel (plano simulado para os formandos que não desempenhem as funções de Direção).
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
PRÉ REQUISITOS DE SELECÇÃO E ACESSO AO CURSO
Tendo em conta os objetivos gerais do curso, a seleção de formandos cumpre a seguinte lista de preferências:
- Atuais Diretores/as ou Subdiretores/as de hotel;
- Atuais chefias intermédias em hotelaria;
- Profissionais licenciados em outras áreas de atividade que desejem exercer funções em hotelaria - preferência a licenciaturas nas áreas de gestão, economia, turismo;
- Licenciados em gestão hoteleira, ou curso técnico profissional das escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal, sem experiência de Direção funcional ou gestão;
- Licenciados em outras áreas de atividade sem experiência de gestão.
REQUISITOS MÍNIMOS:
- Se não desempenhar funções em hotelaria necessita ter bacharelato ou licenciatura.
- Se desempenhar funções em hotelaria, com 2 anos de experiência em cargos de Direção, (formandos não licenciados poderão ser considerados)
- Domínio falado e escrito da língua inglesa
- Conhecimentos de Word e Excel na óptica do utilizador.
Objetivos
OBJETIVOS GERAIS
- Contribuir para a valorização dos profissionais do setor da hotelaria;
- Preparar tecnicamente profissionais que pretendam exercer funções de Diretor/a de Hotel que provenham de outras áreas de atividade, ou que estejam no início das suas carreiras;
- Auxiliares atuais Diretores/as que desejem atualizar conhecimentos e partilhar boas práticas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Demonstrar competências na gestão de hotéis, de diferentes tipologias, supervisionando a eficiência e qualidade de serviço, em todos os domínios da operação - Alojamento, Comidas e Bebidas, Vendas, Manutenção, Segurança, Qualidade, RH e Gestão;
- Demonstrar competências de gestão e supervisão diária da operação e gestão estratégica da(s) unidade(s) refletindo as melhores práticas nacionais e internacionais estabelecidas.
Destinatários
PRÉ REQUISITOS DE SELECÇÃO E ACESSO AO CURSO
Tendo em conta os objetivos gerais do curso, a seleção de formandos cumpre a seguinte lista de preferências:
- Atuais Diretores/as ou Subdiretores/as de hotel;
- Atuais chefias intermédias em hotelaria;
- Profissionais licenciados em outras áreas de atividade que desejem exercer funções em hotelaria - preferência a licenciaturas nas áreas de gestão, economia, turismo;
- Licenciados em gestão hoteleira, ou curso técnico profissional das escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal, sem experiência de Direção funcional ou gestão;
- Licenciados em outras áreas de atividade sem experiência de gestão.
REQUISITOS MÍNIMOS:
- Se não desempenhar funções em hotelaria necessita ter bacharelato ou licenciatura;
- Se desempenhar funções em hotelaria, com 2 anos de experiência em cargos de Direção, (formandos não licenciados poderão ser considerados);
- Domínio falado e escrito da língua inglesa;
- Conhecimentos de Word e Excel na óptica do utilizador.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Demonstrar competências na gestão de hotéis, de diferentes tipologias, supervisionando a eficiência e qualidade de serviço, em todos os domínios da operação - Alojamento, Comidas e Bebidas, Vendas, Manutenção, Segurança, Qualidade, RH e Gestão;
- Demonstrar competências de gestão e supervisão diária da operação e gestão estratégica da(s) unidade(s) refletindo as melhores práticas nacionais e internacionais estabelecidas.
Estudos Futuros
A aprovação neste curso proporciona a creditação de determinadas Unidades Curriculares no Mestrado em Turismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, nos termos da legislação aplicável e com ratificação dos órgãos da Universidade.
Observações
METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO
. A avaliação dos formandos será baseada na participação, na assiduidade, na motivação, nos trabalhos de grupo e trabalhos individuais realizados.
. O módulo de business plan tem uma ponderação de 30% na avaliação final.
. Nos módulos onde se justifique, a avaliação será feita por teste final.
. A avaliação da formação será feita mediante questionário que permite a recolha e tratamento dos resultados de formação, relativamente, à estrutura do programa, metodologia, utilizada, desempenho dos formadores, modelo organizativo da ação, recursos técnicos, recursos humanos e recursos materiais.
CERTIFICADO
. Os formandos que concluírem a formação com aproveitamento receberão um Certificado, de acordo com a legislação em vigor, emitida pela organização conjunta dos promotores.