Introdução à Viticultura
Apresentação
A UC de Introdução à viticultura pretende transmitir aos alunos conhecimentos e competências necessárias ao seu desempenho em contexto laboral. Tem como objectivo proporcionar uma aprendizagem que permita o desenvolvimento de competências em sala de aula e as bases para a aquisição autónoma de conhecimento, necessárias ao seu sucesso no mercado de trabalho.
Disciplina do Curso
Enologia (ULHT)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT2372-21941
Disciplinas complementares recomendadas
A unidade curricular (UC) de Introdução à viticultura funciona no 1º semestre do 1º ano do curso. Necessita de formação base, ao nível do secundário, das disciplinas de biologia, física e química. Na UC de Introdução à viticultura é importante que os alunos possuam/adquiram hábitos a capacidades de trabalho em ambiente científico, tais como: capacidade de observação e formulação de hipóteses, pesquisa de informação em fontes diversas, experimentação, espirito critico, resolução de problemas e comunicação oral e escrita de resultados. Os conhecimentos e competências adquiridos nas disciplinas de formação no secundário são importantes na compreensão e aquisição de novos conceitos.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos História e evolução da viticultura mundial Biologia, Morfologia e Ecologia da videira 2.1. Ciclo vegetativo e reprodutivo 2.2. Fenologia da videira 2.3. Interações clima-solo-videira Avaliação das potencialidades do meio Componentes de Produção Vitivinícola Sistemas de Poda e Sistemas de Condução. Arquitectura da Videira 5.1. Microclima da videira 5.2. Influência do microclima na produção Intervenções no sistema vitícola 6.1. Poda de Inverno 6.2. Tratamentos fitossanitários 6.3. Intervenções em verde 6.4. Vindima
Objetivos
Objectvos de aprendizagem:
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino baseiam-se na exposição oral com apoio de datashow e vídeos demonstrativos. É promovida a pesquisa autónoma de conhecimento para elaboração de um trabalho em grupo no âmbito dos temas leccionados em sala de aula. A classificação final da disciplina corresponde a 75% da avaliação do exame final e 25% da avaliação do trabalho de grupo.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Ricardo Egipto 6ª feira - 17:30 - 18:30h D 2.6