Seminário de Projeto
Apresentação
Esta UC, inserida no MBA (Master of Business Administration) pretende conferir um conhecimento atualizado das Metodologias de Investigação em Gestão de Recursos Humanos. Simultaneamente servirá como alicerce para a elaboração do trabalho de projeto, por forma a lhe conferir rigor e notação científica adequados. Para tal é colocada a ênfase nos conceitos de ciência e de ciências sociais e nas noções gerais e iniciais acerca da escrita de artigos e de documentos académicos e científicos; quais as fases a serem cumpridas para a elaboração de um trabalho de investigação e quais as opções entre os instrumentos de recolha de dados ao mesmo tempo que se desenvolvem as capacidades individuais de comunicação académica oral e escrita.
Disciplina do Curso
Gestão Avançada de Recursos Humanos (PG) (ULHT)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 4,5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6036-7628
Disciplinas complementares recomendadas
As disciplinas do ensino secundário de Português e Inglês são consideradas estruturantes para a UC.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
4. Trabalho/Projeto/Dissertação
Objetivos
Pretende-se que no final da disciplina os discentes estejam aptos a:
Descrever as bases teóricas que permitem a compreensão do objeto de estudo específico e
académico da GRH;
Desenvolver noções gerais e iniciais acerca da escrita de artigos/documentos científicos;
Identificar quais os passos a serem desenvolvidos para a elaboração de um trabalho
académico ou de investigação;
Reconhecer e aplicar as ferramentas de recolha de dados;
Desenvolver capacidades individuais de comunicação oral e escrita;
Desenvolver e reforçar a criatividade, o planeamento e a organização, a orientação
para objetivos, a iniciativa, a disponibilidade para aprender e o trabalho em equipa.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC adota uma metodologia mista de exposição oral e métodos ativos, com o objetivo de aplicar o
conhecimento teórico adquirido de modo a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Os alunos
analisam textos e outros estudos que visam gerar discussão em torno dos conceitos adquiridos,
apresentando as várias fases do desenvolvimento do trabalho científico em sala de aula, finalizando
com uma apresentação final. Os alunos deverão apresentar previamente ao professor o
planeamento do seu projeto de investigação, definindo datas para a conclusão de cada uma das fases.
Bibliografia principal
Haro, F. et al (2018). Investigação em Ciências Sociais: Guia Prático do Estudante, Ed. Pactor, Almedina. Quivy, R., Campenhoult, L.V. (2018), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Reimpressão da 1ª edição de 1992. Ed. Gradiva. ULHT (2019). Normas para a Elaboração e Apresentação de Teses, Dissertações, Trabalhos de Projeto e Estágio. https://www.ulusofona.pt/media/normas_elaboracao_teses_dissertacoes.pdf
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Miguel Baião Marcação por email Zoom