Práticas de Liderança e Gestão de Equipas
Apresentação
A Liderança é um processo central para a gestão organizacional, particularmente no que toca aos seus stakeholders diz respeito. O mesmo se aplica à gestão de equipas. É necessário que haja um ajustamento entre as pessoas, no que às suas competências, habilidades, conhecimentos técnicos, e motivações concerne, e os objetivos estratégicos definidos pela organização, o que consequentemente determinará o seu sucesso através da concretização dos seus objetivos. Neste sentido, esta unidade curricular tem como objetivo facultar aos alunos o desenvolvimento de competências técnicas e raciocínio critico necessário para que os mesmos sejam capazes de possuir uma visão integrada dos principais aspetos que determinam a eficiência e eficácia do processo de liderança, bem como da aplicação fundamentada de um conjunto de práticas de liderança e gestão de equipas.
Disciplina do Curso
Gestão de Empresas e Organizações (Para não Gestores) (e-learning) (PG)
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 2
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6350-23296
Disciplinas complementares recomendadas
Negociação: Estratégias e Competências Práticas e Modelos Aplicados de Organização do Trabalho
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino: Método expositivo complementado com debate e clarificações, com vista à compreensão dos conceitos e teorias. Método demonstrativo, para que haja uma aplicação prática dos conceitos e teorias. Métodos ativos, com recurso a instrumentos utilizados na prática profissional e a estudos de caso para o desenvolvimento das competências técnicas na prática. Metodologias de avaliação : Trabalhos e Exercícos práticos, assiduidade.
Bibliografia principal
Armstrong, M., & Taylor, S. (2020). Armstrong's handbook of human resource management practice (15th ed.). Kogan Page Publishers. McEwan, D., Ruissen, G. R., Eys, M. A., Zumbo, B. D., & Beauchamp, M. R. (2017). The effectiveness of teamwork training on teamwork behaviors and team performance: a systematic review and meta-analysis of controlled interventions. PloS one, 12(1), e0169604. Salas, E., Bisbey, T. M., Traylor, A. M., & Rosen, M. A. (2020). Can teamwork promote safety in organizations?. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 7, 283-313.
Horário de Atendimento
Nome do docente Catarina Gomes Horário de atendimento a agendar Sala a agendar