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Universidade Lusófona

Gestão das Recompensas e das Carreiras

Apresentação

Nesta unidade curricular, de natureza teórico-prática, pretende-se oferecer aos estudantes da pós-graduação uma visão integrada sobre a Gestão de Sistemas de Recompensas e de Carreiras, mediante diferentes modelos e abordagens, bem como as competências facilitadoras para o desenho e implementação desses sistemas.

 

Visa também promover uma reflexão crítica sobre os grandes desafios que se colocam nesta área, crítica para a retenção e desenvolvimento das Pessoas e das Organizações.

 

Por fim, procura ainda favorecer a criação de projetos reais, em que os estudantes tenham a oportunidade de materializar as suas aprendizagens e capitalizá-las para contextos reais de trabalho.

Disciplina do Curso

Gestão de Recursos Humanos - na Perspetiva da Gestão com Pessoas

Grau|Semestres|ECTS

| Anual | 3

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT265-5905

Disciplinas complementares recomendadas

Gestão de Desempenho e Gestão por Competências.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

1. Desenho e implementação de sistemas de recompensas

  • As recompensas como sistema de Gestão Estratégica de Recursos Humanos
  • Conceitos básicos, Objetivos e Princípios
  • Estrutura e Pilares dos sistemas de recompensas
  • Recompensas intrínsecas e extrínsecas
  • Construir um sistema remuneratório: Perspectivas, Arquiteturas e Estruturas Salariais
  • O posicionamento da empresa no mercado salarial
  • Sistema de Incentivos: Flexibilizar a compensação
  • Comunicar o sistema de recompensas
  • Medir a eficácia do Sistema de Recompensas no Negócio e nas Pessoas
  • Total Reward: Um Conceito Integrador

 

2. Sistemas de gestão e de desenvolvimento de carreiras

  • O Planeamento de RH e a Gestão de Carreiras
  • Sistema de gestão e de desenvolvimento de carreiras: conceitos, teorias, aspetos gerais, tipologias de carreira
  • Significado de progressão na carreira e escolhas de carreira
  • Estruturas salariais e Perfis de Carreiras
  • Capitalizar Colaboradores de Alto Desempenho
  • O papel da Pessoa na Gestão da Carreira

Objetivos

No final desta unidade curricular, os alunos serão capazes de:

  • Sistematizar os principais conceitos sobre gestão de recompensas e de carreiras;
  • Identificar as principais estratégias e técnicas para uma implementação eficaz de sistemas de gestão de recompensas;
  • Identificar os principais componentes e de que forma é possível maximizá-los em contexto de trabalho;
  • Identificar fatores de sucesso de um sistema de gestão de carreiras que favoreça a retenção e o desenvolvimento dos Colaboradores;
  • Praticar estratégias de gestão da própria carreira.

Metodologias de ensino e avaliação

  • Esta unidade curricular assenta num conjunto diversificado de métodos e técnicas pedagógicos, nomeadamente expositivo, reflexivo, interrogativo e ativo, com recurso ainda a metodologias de Flipped Learning e Experiential Learning.

 

É proposta a realização de trabalhos de projeto, bem como a discussão e partilha das experiências dos alunos, suportados pela exposição da matéria e conteúdos teóricos.

 

Avaliação: a avaliação da UC é feita em conformidade com o regulamento de avaliação da Universidade.

 

A Avaliação Contínua Distribuída é composta por:

  • Participação ativa nas atividades propostas em sala (20%)
  • Apresentação de projeto com um Sistema de Gestão de Recompensas e Carreiras (80%) 

Avaliação Final: Consiste numa Prova Escrita de Exame, incidindo sobre a totalidade dos conteúdos lecionados na UC, e que tem a ponderação de 100% na média final da UC.

 

O estudante fica aprovado mediante classificação não inferior a 10 valores e se em nenhuma das avaliações tiver um resultado inferior a 8.

Bibliografia principal

Armstrong, M., & Taylor, T. (2014). Armstrong’s handbook of human resource management practice. New York: Kogan Page Publishers

Câmara, P. (2011). Os sistemas de recompensas e a gestão estratégica de recursos humanos. (3ª ed). Lisboa: Publicações Dom Quixote. 

Câmara, P., Guerra, P., & Rodrigues, J. (2013). Humanator XXI: recursos humanos e sucesso empresarial. (6a Ed.). Lisboa: Dom Quixote. 

Gheno, R. & Berlitz, J. (2011). Remuneração estratégica e pacote de benefícios: um estudo de caso aplicado ao nível operacional de uma multinacional. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 1: 268-287. 

Honrado, G., Cunha, M., & Cesário, F. (2001). Sistemas de recompensa: Uma análise empírica de antecedentes e consequências. Análise Psicológica, 19, 2, 279-298.

Resende, E. (2002). Remuneração e carreira baseadas em competências e habilidades. Rio de Janeiro: Qualitimark. 

Rito, P. (2006). O sistema de recompensas – remunerações e benefícios. Revista TOC, 80, 44-55.

Horário de Atendimento

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Horário de atendimento

Sala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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