Apresentação do Curso
O crescimento das desigualdades sociais e económicas e a emergência de novas formas de exclusão de muitos sectores da população, sobretudo os mais vulneráveis, nomeadamente os imigrantes, foi evidente no último quartel do século XX e inícios do século XXI, tendo vindo a tornar-se cada vez mais visível.
A Europa toma consciência desta questão que pela sua dimensão económica e social adquire relevância política.
Portugal, país com tradição e experiência emigratória ao transformar-se também num país imigratório, consciencializa-se de uma nova problemática emergente.
Assim, a emigração e a imigração constituem-se elementos estruturais da Sociedade Portuguesa, reconhecendo-se esta como uma sociedade plural.
Conhecer e reequacionar questões inerentes ao estudo dos processos migratórios, da integração dos migrantes nas sociedades de acolhimento, dos seus direitos e deveres e do diálogo intercultural será o objetivo primordial deste curso de pós-graduação.
O Curso visa capacitar os alunos de meios para trabalhar com e para uma sociedade pluricultural apoiando a integração dos imigrantes através da informação, da formação e da reflexão/análise dos seus conteúdos programáticos.
CURSO LECIONADO EM B-LEARNING - podem encontrar informações e formas de aceder aos recursos e tecnologias que disponibilizamos para ensino e colaboração a distância. Tudo à distância de um CLICK! em: https://www.ulusofona.pt/click
ECTS
19 ECTSDireção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Preferencialmente detentor de uma licenciatura ou currículo profissional, na área do Serviço Social.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 19 ECTS
Objetivos
- Dar uma perspetiva global do fenómeno das migrações;
- Analisar o fenómeno das migrações atualmente em Portugal;
- Conhecer as políticas de imigração na Europa e em Portugal;
- Facultar informação na área das migrações e discutir conceitos fundamentais relacionados com a diversidade e identidade social e cultural;
- Analisar as questões da mobilidade e da integração os imigrantes a vários níveis;
- Refletir/analisar os desafios e oportunidades que a crescente diversidade étnica e cultural da população portuguesa coloca à sociedade no futuro;
- Sensibilizar as pessoas que trabalham com migrantes para a questão da interculturalidade.
Destinatários
O Curso é preferencialmente dirigido a todos os profissionais em contacto com a população imigrante e a profissionais que têm que dar resposta qualificada às necessidades sentidas pelas comunidades com as quais interagem. É ainda aberto aos dirigentes de associações a todos os que se interessem pela problemática.
Saídas Profissionais
Intervenção com População Migrante e Refugiados
Observações
Data de início prevista: 4 de fevereiro de 2022.
Horário previsto: Sextas-feiras (18h às 22h) e Sábados (9h às 13h).