Planeamento Estratégico e Cenarização
Apresentação
Atualmente, a melhoria da performance das Cadeias de Abastecimento, bem como da Logística, está no cerne da agenda do crescimento económico e competitividade, dada a integração cada vez mais crescente das cadeias de valor globais. Neste sentido, é fundamental a tomada de decisão sobre a Estratégia mais adequada para o futuro, integrando, de forma coerente, os processos de definição dos objetivos, dos meios e das formas de os atingir, bem como a sua concretização na prática..
Disciplina do Curso
Logística
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 3
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6068-23766
Disciplinas complementares recomendadas
Gestão da Cadeia de Abastecimento, Gestão Logística, Gestão da Melhoria de Processos, Gestão de Projetos, Gestão de Operações, Gestão Energética Ambiental, Análise Financeira, Economia, Estatística, Gestão da Manutenção, Gestão de Risco, Motivação e Liderança de Equipas, Transporte e Distribuição Física, Investigação Operacional, Gestão de Empresas, etc
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
CP1: Estratégia, Caraterísticas da Estratégia, Cultura estratégica e Vantagem competitiva; CP2: Planeamento estratégico; CP3: Análise do ambiente interno e externo; CP4: Análise PEST, PESTLE e SWOT; CP5: Matriz BCG, Matriz GE/McKinsey, Metodologia 7-S de McKinsey, Modelo das Cinco Forças de Porter, Balanced Scorecard e AVAC. CP6: Etapas Usuais do Planeamento estratégico; CP7: Bechmarking, CP8: Framework Estratégica e Plano Estratégico; CP9: Prospetiva estratégica; CP10: Modelo dos cenários.
Objetivos
OA1: Compreender a o conceito de Estratégia, Caraterísticas da Estratégia, Cultura estratégica e Vantagem competitiva; OA2: Compreender o conceito de Planeamento estratégico; OA3: Compreender a importância da Análise do ambiente interno e externo; OA4: Compreender a importância da Análise PEST, PESTLE e SWOT;; OA5: Compreender a importância da Matriz BCG, Matriiz GE/McKinsey, Metodologia 7-S de McKinsey, Modelo das Cinco Forças de Porter, Balanced Scorecard e AVAC; OA6: Compreender as Etapas Usuais do Planeamento estratégico; OA7: Compreender o conceito de Benchmarking; OA8: Compreender o conceito de Framework Estratégica e Plano Estratégico; OA9: Compreender o conceito de prospetiva estratégica; OA10: Compreender o conceito do Modelo dos cenários.
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são teórico-práticas. Nas partes teóricas são apresentados os conceitos, princípios e teorias essenciais à compreensão da matéria ministrada. Nas partes práticas promove-se o debate sobre casos de estudo que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas.
Bibliografia principal
COOK, Thomas (2018). Enterprise Risk Management in the Global Supply Chain. CRC Press. CROUHY, Michel, GALAI, Dan e MARK, Robert (2014). The Essentials of Risk Management. McGraw-Hill. GODFREY, Paul, et al. (2020). Strategic Risk Management: New Tools for Competitive Advantage in an Uncertain Age. Berrett-Koehler Publishers. HAKAN, Butuner (2016). Case studies in strategic planning. CRC Press. JAKHOTIYA, Girish (2013). Strategic Planning, Execution, and Measurement. Productivity Press. KENNY, Graham (2005). Strategic Planning And Performance Management. Elsevier Butterworth-Heinemann. ISBN 0 7506 6383 9. RAMÍREZ, Rafael e WILKINSON, Angela (2016). Strategic Reframing: The Oxford Scenario Planning Approach. Oxford University Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Arlindo Lucas Quintas-feiras, das 19h00 às 20h00, via Zoom