Apresentação do Curso
Esta Pós-Graduação cruza Estudos da Comunicação e dos Media, Estudos de Género, e tem 3 vertentes: 1) Científica, dando uma visão abrangente sobre a teorização e investigação de ponta em cada uma das áreas; 2) Metodológico e epistémico, na medida em que se pretende capacitar para realizar trabalho de análise sobre os media e sobre o género, mas também tomar em consideração as contribuições específicas que os Estudos de Género deram para a compreensão do processo de produção de Ciência; 3) Prático, na medida em que se irão também transmitir boas práticas dentro de vários sectores profissionais (e.g.: jornalismo, publicidade, design, filmologia, relações públicas, artes), com base em guias e manuais nacionais e internacionais.
ECTS
19 ECTSDireção do Curso
Condições de Ingresso
Ser titular de licenciatura ou equivalente, com preferência para Ciências da Comunicação, Jornalismo, Cinema, Sociologia, Antropologia, Psicologia, entre outras.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 19 ECTS
Objetivos
Sensibilizar e preparar para a prática profissional e de investigação em Género e Media.
Transmitir ou consolidar as bases teóricas no cruzamento dos Estudos de Género e dos Media.
Demonstrar a importância de cada uma destas áreas para a compreensão da outra, já que os processos societais de transmissão cultural são profundamente tocados pelos media.
Servir como ponte de articulação entre a oferta de várias das Licenciaturas da ECATI e os Mestrados, ou de aprofundamento e especialização para quem já está em algum dos cursos de pós-graduação.
Destinatários
Investigadoras/es na área dos Estudos dos Media ou de Estudos de Género.
Estudantes de Mestrado / Doutoramento de Ciências Sociais e Humanas.
Profissionais da área da comunicação e produção de conteúdo.
Ativistas e participantes em ONGs/IPSSs.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Entender e saber analisar a importância que o género tem nas representações mediáticas.
Entender e saber analisar de que formas é que os media impactam sobre a desigualdade de género.
Saber realizar, programar ou conceptualizar representações mediáticas alternativas que contribuam para combater a desigualdade de género, os estereótipos de género e a violência de género.
Saber articular o papel das questões de género dentro do contexto dos Direitos Humanos.
Saber aplicar metodologias de investigação inovadoras e específicas para o estudo do género dentro do estudo da comunicação.
Saídas Profissionais
IPSSs na área da intervenção social com enfoque para questões de género e Direitos Humanos.
Jornalismo, marketing e publicidade.
Cinema ou televisão e indústrias criativas.
Relações públicas.
Formação de formadores.
Observações
Áreas Científicas
Informação e jornalismo