Apresentação do Curso
O processo que nos levou ao mundo globalizado atual trouxe riqueza em termos de diversidade de línguas, culturas, tradições e crenças. As recentes ondas de migração colocam novos desafios, mas também novas oportunidades para construir um mundo mais diverso e próspero. Essas mudanças colocam desafios ao pluralismo, compreensão e respeito entre diferentes indivíduos, comunidades religiões e culturas. Compreender a diversidade, promover a cooperação, consciência cultural, tolerância e respeito na diversidade étnica e religiosa não é um caminho fácil de construir.
A importância do diálogo intercultural é uma necessidade clara nos dias de hoje, tornando-se necessário educar e formar profissionais que atuem de forma construtiva, dotando-os de competências que contribuam para uma nova abordagem em diferentes contextos e potenciado o diálogo como forma de ultrapassar as fraturas étnicas, religiosas, linguísticas e culturais, promovendo a coesão social e a prevenção conflitos desde uma escala comunitária a internacional.
CURSO LECIONADO EM E-LEARNING - podem encontrar informações e formas de aceder aos recursos e tecnologias que disponibilizamos para ensino e colaboração a distância. Tudo à distância de um CLICK! em: https://www.ulusofona.pt/click
ECTS
50 ECTSDireção do Curso
Condições de Ingresso
- possuir um grau académico (licenciado e / ou mestrado) ou equivalente legal;
ou
- possuir uma experiência profissional e um currículo que atestem a capacidade para frequência desta Pós-Graduação, reconhecidos pela Comissão Cientifica do Curso;
desempenhar funções de elevado nível em organizações (nacionais públicas e privadas e internacionais ) ou empresas direta ou indiretamente ligadas às áreas científicas em apreço, confirmadas pela Coordenação do curso.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 50 ECTS
Objetivos
A Pós-Graduação em Relações Internacionais - Diálogo Intercultural, tem por objetivo principal responder aos anseios de quem deseja prosseguir os estudos nesta área do saber, possibilitando-lhes adquirir uma preparação avançada e competências neste domínio, nomeadamente nas áreas da Comunicação, Cultura e compreensão do funcionamento das sociedades contemporâneas. A sociedade atual e a diversidade das suas comunidades, apresenta desafios no exercício de funções, tanto em organismos públicos (nacionais, regionais e autárquicas), como em associações ou organizações nacionais e internacionais.
Pretende-se assim educar para transformar situações multiculturais percebidas como problemáticas ou com recursos escassos, para oportunidades interculturais de evolução, criatividade e progresso através do diálogo intercultural.
Destinatários
Esta Pós-Graduação está destinada, em primeiro lugar, a profissionais gestores de atividades multiculturais quer ao nível estratégico, quer operacional que desejam uma formação avançada nesta área, bem como para aqueles que desempenham ou podem vir a desempenhar um papel relevante na promoção da coabitação cultural, em áreas como:
- Administração pública;
- Organizações internacionais;
- Organizações não-governamentais;
- Organizações de desenvolvimento e cooperação;
- Instituições de educação;
- Instituições religiosas;
- Organismos estatais;
- Municípios e associações.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Os participantes desta Pós-Graduação (Especialização Avançada) irão adquirir capacidades e competências, nomeadamente, para:
- Desenvolver uma maior compreensão sobre a sua própria cultura e a cultura de outros;
- Desenvolver capacidades de análise de situações multiculturais;
- Obter as competências necessárias para mediação, negociação, transformação de conflitos e criação de soluções efetivas;
- Programar e implementar atividades comunitárias de cariz multicultural;
- Desenvolver competências interculturais como o entendimento de diferentes perspetivas, criação de processos de reflexão e diálogo em contextos locais, nacionais e internacionais.
Observações
Início previsto: 16 de novembro de 2020
Horário previsto: Pós-Laboral
Os Alunos desta PG terão acesso privilegiado às atividades do CEERI-Centro de Estudos Europeus e Relações Internacionais, do OLAE-Observatório Lusófono de Atividades Económicas e da CPLP-Comunidade de Países de Língua Portuguesa, atendendo a que o Grupo Lusófona é Observador Consultivo da CPLP.
Esta PG apoia a implementação da UBSIF-CPLP/União de Bancos Seguradoras e Instituições Financeiras da CPLP