Apresentação do Curso
Esta pós-graduação fornece uma base para o estudo do turismo gastronómico, desenvolvendo a compreensão dos alunos sobre a relação entre gastronomia e turismo a uma escala global. Oferece aos alunos uma compreensão multidisciplinar das culturas de alimentos e bebidas e combina uma abordagem académica para entender alimentos e bebidas em contextos históricos, culturais e contemporâneos, integrados a boas práticas de gestão de negócios de gastronomia, turismo e outros relacionados.
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ECTS
29 ECTSDireção do Curso
Secretariado
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 29 ECTS
Objetivos
Promover o desenvolvimento de competências profissionais na áreas de Gestão, Gastronomia e Turismo, formando os seus participantes com conhecimentos e experiências que lhes permitam lidar com tópicos que vão desde história, sustentabilidade e segurança alimentar até as tendências contemporâneas da gastronomia, turismo e viagens; desde os princípios, metodologias, cultura, marketing, comunicação, hospitalidade e escrita à história da gastronomia e do turismo; e do planeamento e organização de eventos à aplicação de boas práticas de marketing e vendas na criação e promoção de novas experiências gastronómicas e em destinos turísticos. A pós-graduação aborda também a relação da alimentação com o turismo e o papel que essa relação desempenha no desenvolvimento das economias regionais, globais e sua sustentabilidade. Os alunos têm ainda a oportunidade de explorar conceitos importantes relacionados com o marketing estratégico, tecnologias de informação, restauração e gestão de turismo,, bem como no Direito do Turismo e da Restauração.
Destinatários
- Autores, jornalistas, bloggers e críticos de gastronomia
- Agentes de viagem, técnicos e outros profissionais de turismo
- Cozinheiros e todos os profissionais ligados à restauração e hotelaria
- Guias turísticos, hoteleiros, promotores de atividades turísticas
- Empreendedores com negócios relacionados com gastronomia e turismo
- Gestor de produção sustentável de alimentos, vinhos e outros produtos
- Consultores de gestão, marketing e comunicação, vendas, outros
- Startups para criarem o seu próprio negócio ou revitalizar existentes
- Organizadores, produtores e promotores de eventos e congressos
- Técnicos de qualidade, higiene e segurança alimentar.
Os candidatos admitidos que não sejam titulares de curso superior, após a conclusão da presente pós-graduação terão um certificado final de Curso de Especialização.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Produzir graduados com uma ampla compreensão do potencial para agregar valor à gastronomia, turismo, viagens e operações comerciais relacionadas. Este valor a transferir tem uma responsabilidade social no seu núcleo. Os graduados serão inovadores e protetores da tradição, ajudando a revitalizar e fortalecer as culturas alimentares locais, regionais e globais.
Observações
Data prevista de início:
4 de outubro de 2021
Metodologia de avaliação:
O sistema de avaliação consta em regulamento próprio da ULHT e consiste na avaliação contínua por unidade curricular, através de trabalhos individuais ou de grupo.