Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Pós-Graduação em Marketing e Competitividade para o Turismo 4.0

Escola de Ciências Económicas e das Organizações

Apresentação do Curso

O Turismo é uma atividade e um fenómeno social com um dinamismo sem igual no mundo contemporâneo. À expressividade dos números, seja a escala nacional ou internacional, acresce a diversidade da oferta em resposta a uma procura cada mais exigente e sofisticada, e apenas a criatividade, a inovação e a qualidade conseguem conferir competitividade a destinos que concorrem globalmente.
Em Portugal, as previsões apontam para mais de 22 milhões de turistas em 2017, sabendo-se que os turistas são não só cada vez mais como gastam mais, o que se significa que já vai longe o tempo em que a nossa estratégia de desenvolvimento turístico assentava em políticas de baixos preços.
No Turismo, pela sua complexidade, impactam todas as mudanças dos restantes sistemas que com ele coabitam na sociedade contemporânea. Estamos a viver a 4ª Revolução Industrial, uma revolução tecnológica, marcada pela convergência entre tecnologias físicas, digitais e biológicas, que transformará profundamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Esta revolução também atinge o Turismo, enquanto indústria, na proporção da sua crescente dimensão tecnológica, mas irá igualmente traduzir-se em profundas alterações no perfil dos turistas, impondo uma forte mudança na oferta e desafiando a criatividade dos territórios e dos seus gestores.
Estes ventos de mudança auguram oportunidades, mas também desafios, para os profissionais, os atuais e os do futuro. Urge capacitar as pessoas e as organizações para atuarem e gerirem em ambientes cada vez mais competitivos, dotando-as de competências científicas, técnicas e socio-comportamentais que as encaminhem para o sucesso.
Este percurso formativo, pelo seu caráter inovador, é um contributo para a construção de um perfil de competências diferenciado e, por conseguinte ganhador, dos profissionais ligados ao Turismo e de todos os que, estrategicamente, vislumbram esta atividade como um caminho para a sua realização profissional.

ECTS

21 ECTS

Direção do Curso

Profª Doutora Mónica Brito

Secretariado

Sónia Ferreira

Condições de Ingresso

- Licenciados com grau obtido num curso adequado;
- Profissionais com um mínimo de experiência de 5 anos na área do turismo;
- Outros profissionais que demonstrem possuir condições para frequentar o curso de pós-graduação, avaliados pela coordenação do curso;
- Docentes de escolas profissionais de turismo;
- Outras situações casuisticamente avaliadas de acordo com a lei e os regulamentos da Universidade Lusófona em vigor.
NOTA: As Candidaturas deverão ser realizadas na ULHT (via online) http://www.ulusofona.pt/pos-graduacoes

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 21 ECTS

Objetivos

Constituem objetivos específicos desta pós-graduação:
- Contribuir para a compreensão da multidimensionalidade do sistema turístico.
- Capacitar os alunos para os desafios e as oportunidades subjacentes à 4ª Revolução Industrial e aos seus impactos no Turismo.
- Estimular e direcionar as competências criativas para a inovação e o empreendedorismo no Turismo.
- Conferir competências ao nível da produtização turística de recursos (convencionais e não convencionais), no âmbito do paradigma de Turismo Sustentável e com vista à competitividade dos territórios.
- Desenvolver competências ao nível do marketing, rentabilizando as ferramentas tecnológicas, e tendo em consideração a evolução dos mercados associada à 4ª Revolução Industrial

Destinatários

- Técnicos e profissionais da área do Turismo do setor público ou privado.
- Profissionais liberais/consultores que visem exercer na área do Turismo.
- Empresários, empreendedores e gestores ligados ao Turismo.
- Licenciados em qualquer área científica que pretendam uma especialização ou o prosseguimento de estudos em Turismo
- Académicos e investigadores.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Conhecer, analisar, interpretar e prospetivar o fenómeno turístico na sua interação com os demais subsistemas, e no âmbito do paradigma da 4ª Revolução Industrial.
- Empreender, criar e inovar no contexto do Turismo, tendo em consideração as oportunidades e os desafios do presente e do futuro.
- Produzir turisticamente recursos (convencionais e não convencionais), recorrendo a abordagens, modelos, instrumentos e técnicas criativos e inovadores.
- Utilizar o marketing para a promoção da competitividade dos territórios, rentabilizando as oportunidades tecnológicas da 4ª Revolução Industrial, e tendo em consideração a mudança de mentalidades e de modos de vida decorrentes desse processo.

Estudos Futuros

A conclusão desta pós-graduação permite obter um certo número de créditos utilizáveis no prosseguimento de estudos.

Observações

Data prevista de início: 5 de fevereiro

Horas de Contacto

148

Plano de Estudos

Valores

Titular de curso superior 30 €
Titulares de Curso Superior Estrangeiro 300 €
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição175 €
Propina Mensal 160 €
Número de prestações mensais 6
Propina Total 960 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona para o presente ano letivo