filmeu
Imagem notícias defeito 1

12.º Encontro de Investigadores do CeiED

Encontro anual dos investigadores do CeiED.


Faça aqui a sua inscrição

A interface de ciências e políticas pode ser definida como espaço de integração entre as diferentes áreas científicas e os processos políticos de tomada de decisão, onde podem ser potenciadas decisões coletivas e a sustentação dessas decisões no melhor conhecimento científico existente (Bremer & Glavovic, 2013). Nas últimas décadas, face à emergência de problemas sociais muito complexos (ao exemplo da sustentabilidade), tem vindo a ser crescentemente requerida a redefinição do que possa ser "uma ciência útil" (Bednarek et al., 2018), equacionando e promovendo formas de aproximar a ciência da sociedade em geral e da esfera política em particular. Tal tem levado a promover a aproximação entre sociedade e ciência, nomeadamente abrindo o espaço científico à intervenção cidadã. Ciência e cientistas situam-se entre vários outros atores sociais, instituições, tipos de conhecimento, jurisdições e processos políticos. Entre eles, os inputs científicos distinguem-se por serem associados a uma relativa objetividade, devida aos processos formais de obtenção e análise da informação (Gluckman, 2016). Porém, mais do que um espaço de diálogo pacífico, a interface de ciências e políticas é um espaço turbulento, não linear, sendo a política formada a partir do entrosamento entre conhecimento científico, julgamentos e disputas políticas e considerações práticas (Hulme et al., 2011). 

É visível a multiplicação de abordagens, nos últimos anos, no sentido de aumentar a possibilidade de usar investigação no/para o desenvolvimento de políticas. Entre elas podem referir-se ações de boundary spanning, observando-se um número crescente de organizações e indivíduos que trabalham especificamente na interface ciências - políticas (nomeadamente na Comissão Europeia e nas suas ações de Science for Policy); comunicação de ciência, potenciando uma comunicação mais efetiva dos resultados de investigação; ciência aplicada, direcionando a pesquisa para tópicos considerados social/politicamente relevantes e úteis; e advocacy, promovendo mudanças políticas que reflitam resultados de investigação (Bednarek et al., 2018). Por outro lado, através da priorização ou exclusividade de financiamento em áreas e tópicos específicos, condiciona-se o desenvolvimento da ciência em direções concretas de utilidade política, minorando o potencial que teria a produção científica num quadro de maior liberdade de pesquisa.

Convocando a autoreflexividade dos investigadores, importa questionar e situar o lugar de autoridade em que o conhecimento científico é socialmente colocado nos processos de decisão política. Mais do que continuidade automática de agendas de pesquisa politicamente requeridas, esta interface também pode basear-se numa mobilização de diversas perspetivas e sistemas de conhecimento e promover a coexistência e a reciprocidade dialógica (Bremer & Glavovic, 2013).

Qual poderá ser o papel da universidade, lugar por excelência de ensino, investigação e diálogo social, nesta interface de ciências e políticas? 

Partindo deste enquadramento e questionamento, convidamos a comunidade científica do CeiED - estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento, professores e investigadores - a participar no nosso 12.º Encontro de Investigadores.

Programa

14 de julho

  • 11h00 - Sessão de abertura, António Teodoro (Diretor Científico do CeiED)
  • 11h30 - Conferência de abertura: "Uma perspetiva multidimensional das desigualdades: das plataformas de informação às políticas públicas", Renato Miguel do Carmo (Professor associado do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa). Debate com moderação de Ana Benavente (ULHT)
  • 12h30 - Pausa para almoço
  • 14h00 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
  • 15h45 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
  • 17h30 - Programa cultural

15 de julho

  • 10h00 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
  • 11h45 - Coffee break
  • 12h00 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
  • 13h45 - Pausa para almoço
  • 15h30 - Sessões de apresentação - comunicações orais e posters
  • 17h45 - Coffee break
  • 18h00 - Encerramento do 12º Encontro de Investigadores

Partilhar

Data e Hora

Início
quinta-feira, julho 14, 2022 00:00
Fim

Áreas

Ciências Sociais e Humanas
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios