Técnicas de Expressão Escrita II
Apresentação
A cadeira de Técnicas de Escrita II complementa o trabalho desenvolvido no semestre passando. Devendo o aluno ser capaz de reconhecer diferentes tipos de texto ficcional e dominar as técnicas para a sua concretização. Saber caracterizar personagens e conhecer as implicações desse trabalho na elaboração de um guião . Necessitará de ter apresentado progressos no domínio do desenvolvimento da criatividade, nomeadamente através da sua aplicação no projeto transversal (II). Aprender a pensar de forma não-linear, nomeadamente através de mind maps e o estudo do pensamento lateral, criando narrativas simples que se pretendam originais.
Disciplina do Curso
Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT160-2011
Disciplinas complementares recomendadas
TEEI
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
O Caderno de Notas e a referenciação de ideias e conceitos. Criação de personagens e diálogos no guião. Estruturas narrativas. As temáticas ficcionais e o seu tratamento cinematográfico. Pensamento convergente e e divergente. Pensamento Lateral. Mind Mapping. Autores da Literatura Mundial e o seu uso da língua. Géneros literários e a transposição para o cinema. Introdução à dramaturgia.
Objetivos
Dotar os alunos de competências na área da escrita, com especial incidência na que se refere ao audiovisual. Desenvolver mecanismos de criatividade direcionando-os para a criação cinematográfica. Permitir um contacto com alguns textos literários, abrindo pistas para uma área que servirá de referencia aos registos presentes e futuros. Fornecer instrumentos teóricos que permitam aos alunos conceber e comunicar histórias ficcionadas por imagens e sons. Entre estes instrumentos, que obedecem a regras próprias, destaca-se o conjunto de decisões que é necessário tomar ao nível da ideia, concepção, alinhamento, estrutura e produção do guião, adaptando o trabalho ao meio escolhido e tendo em conta as condições de difusão previstas, o objectivo e os destinatários.
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas, utilizando uma diversidade de métodos e técnicas pedagógicas em sala. Utilização de diagramas projetados, visionamento de curtas e longas-metragens de diversos géneros, jogos pedagógicos no domínio da criatividade, entre outros. A avaliação será contínua, pontuada por exercícios práticos no final de cada segmento de conteúdos. Desse conjunto de trabalhos, individuais ou em parcerias, constarão comparações entre obras originais literárias e os filmes delas adaptados, caracterizações de personagens, exercícios vários de escrita, indicados no moodle, com datas de entrega (60%) Escrita de uma sinopse para projeto transversal (20%), a sua transformação em guião e filme (10%) e utilização de um diário gráfico (em colaboração com outras cadeiras) para registo dos principais trabalhos de TEE II (entrega digitalizada) até 14 de Junho (10%).
Bibliografia principal
BONO, Edward De. (2005). Pensamento Lateral. Lisboa Pergaminho FIELD,Syd (1982) Screenplay - The Foundations of Screenwriting. Nova York. Dell Publishing Swain Dwight V. (1976) Film Scriptwriting - A Pratical Manual . Londres. Focal Press McKEE, Robert. (1997) STORY: Substance, Structure, Style and Principles of Screenwriting ¿ Nova York. Dell Publishing. PARKER, Norton S. Audiovisual Script Writing (1975).Los Angeles. Paperback
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala POSSIDÓNIO CACHAPA Marcação por email online