Comunicação e Globalização
Apresentação
Na convicção de que o interface entre Comunicação e Globalização está enquadrado numa área temática complexa, pluridisciplinar e em permanente mutação, os módulos programáticos que foram selecionados visam proporcionar aos estudantes a familiarização com o conceito de globalização numa perspetiva que tenha como base de análise a comunicação e o que está na sua estruturação e evolução. Pretende-se também que a o conceito de Globalização possa ser estudado no âmbito do comérico mundial.
Disciplina do Curso
Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT168-15427
Disciplinas complementares recomendadas
História dos Meios da Comunicação
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1.Introdução à Globalização: O movimento da globalização: breve análise histórico-evolutiva; As escolas hiperglobalista, céptica e transformacionista. 2. As redes como pilares da Globalização: Breve introdução ao estudo da teoria das redes; Os contributos do iluminismo para a globalização; O livre comércio; A estruturação de potências mundiais. 3.Contributos da indústria da informação para a globalização; A informação como mercadoria e elemento de aproximação 4.A propaganda como ferramenta de Globalização: A opinião pública; A ascensão de (alguns) estados; O advento da rádio e outros media. 5. A nova economia e a economia da partilha 6.A globalização e pandemia do Covid-19
Objetivos
Pretende-se que através de um conjunto de elementos teóricos relacionados com a contextualização da Globalização na comunicação possa ser criado um espaço de modulação com a promoção das capacidades de juízo crítico e investigação autónoma em cada estudante. Ao familiarizar os estudantes com os conteúdos programáticos da unidade curricular, pretende-se habilitá-los com conhecimentos fiáveis sobre o que vem sendo academicamente produzido no interface da Comunicação e da Globalização. Por fim, é pbjetico da disciplina dotar os estudantes de um equipamento teórico e operativo estrurante para a reflexão autónoma e criativa.
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia seguida, decorrente da letra e do espírito da Declaração de Bolonha, visa incentivar o envolvimento e a participação activa dos estudantes nas aulas. Serão colocados alguns testos de apoio à matéri no moodle. Na avaliação constam os seguintes elementos e ponderações: -Realização de 2 testes de avaliação (50% + 50%) Para realizar avaliação contínua o estudande tem de assistir a pelo menos 70% das aulas lecionadas. No caso de não cumprimento o estudante vai diretamente a exame de época de recurso.
Bibliografia principal
Brands, H. & Gavin, F. (2020). COVID-19 And World Order : The Future of Conflict, Competition, and Cooperation. Baltimore, Md. Baltimore, Md: Johns Hopkins University Press,Project MUSE. Flew, Terry (2018).Understanding Global Media. MacMillan Education. Gronwald, Klaus-Dieter (2017). Global Communication and Collaboration. Berlin, Springer. Roberts, A. & Lamp, N. (2021). Six faces of globalization : who wins, who loses, and why it matters. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press. Sorrells, K. (2022). Intercultural communication : globalization and social justice. Thousand Oaks, California: SAGE Publications, Inc. Stearns, Peter N. (2016). Globalization in World History (2nd ed.). London, Routledge Steger, M. (2020). Globalization : A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Jorge Bruno Sexta-feira, das 10H00m às 12H00m Sala F 1.4