Comportamento e Desvio
Apresentação
Esta UC tem por objectivo promover nos estudantes uma reflexão crítica e informada sobre as implicações do conceito de normalidade e desvio a aprtir dos modelos teóricos existentes.
Disciplina do Curso
Psicologia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT35-15392
Disciplinas complementares recomendadas
Psicologia Geral Psicopatologia Psicologia Clínica e da Saúde Psicologia Forense
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Introdução à definição do conceito de normalidade e desvio
Objetivos
Esta UC tem por objectivo promover nos estudantes uma reflexão crítica e informada sobre as implicações do conceito de normalidade e desvio, alicerçada no conhecimento teórico sobre a contextualização histórica destes conceitos, bem como as principais abordagens explicativas dos mesmos ¿ passando pelos modelos de cariz biológico, psicológico e sociológico - e respectivas implicações sociais e individuais. No final desta UC os alunos deverão não só conhecer as principais teorias explicativas do comportamento desviante, diferenciando o conceito de desvio relativamente aos conceitos de psicopatologia e crime, mas também discutir fenómenos sociais e culturais actuais (onde se discute a fronteira entre o normal e o desviante) à luz dos vários enquadramentos teóricos.
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC é lecionada a partir da exposição oral dos conteúdos. É promovida a reflexão e discussão dos temas, através de pequenos debates em grupo. A avaliação em modalidade contínua consiste na realização de dois quizzes online baseados nos textos de leitura obrigatória das aulas teóricas (ponderação de 20% cada um, total de 40%), de um trabalho com respectiva apresentação oral em grupo (20%) e um trabalho escrito individual (40%). A presença nas aulas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos e materias disponibilizados no moodle. Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores. A avaliação poderá decorrer online, em função dos constrangimentos associados à pandemia COVID-19 e perante indicação superior.
Bibliografia principal
Becker, H. (2008). Outsiders: Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar Editores. Bryant, C. (Ed.). (2011). The Routledge Handbook of Deviant Behavior. New York: Routledge Feldman, R. (2007). Introdução à Psicologia (6ª Ed). USA: McGraw Hill. Clinard, M. & Meier, R. (2011). Sociology of Deviant Behavior. USA: Fourteenth Edition. Thio, A., Taylor, J.D., & Schwartz, M. (Eds)(2013). Deviant Behavior (11th Ed). USA: Pearson
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Patrícia M. Pascoal Cada estudante deve apresentar via moodle o pedido de atendimento. O horário é a definir em função do horário acordado com cada estudante. Gabinete da Professora Bárbara Gonzalez Cada estudante deve apresentar via moodle o pedido de atendimento. O horário é a definir em função do horário acordado com cada estudante. A definir Joana Rosa Cada estudante deve apresentar via moodle o pedido de atendimento. O horário é a definir em função do horário acordado com cada estudante. A definir