Comportamento e Evolução
Apresentação
Esta Unidade Curricular apresenta o que é tradicionalmente considerado como uma dicotomia, o comportamento, a cultura e a aprendizagem por um lado e a evolução e os aspectos genéticos por outro, como dois aspectos que são complementares e indissociáveis um do outro na natureza humana. As questões fundamentais da psicologia e da psicopatologia são apresentadas como resultado da interação entre os aspectos genéticos, ambientais e culturais, nomeadamente os enviesamentos cognitivos e as perturbações emocionais, como a ansiedade, a depressão e a hiperatividade.
Disciplina do Curso
Psicologia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT35-15400
Disciplinas complementares recomendadas
Emoções e Motivação Sensação, Perceção e Atenção
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. Evolução 1.1. Fundamentos conceptuais 1.2. Marcos na história do estudo da evolução 1.2.1. Antes e depois de Darwin¿ 1.2.2. A síntese moderna 1.2.3. A etologia e a sociobiologia 1.3. Abordagem evolutiva ao pensamento, emoções e comportamento 1.3.1. Filogenia e ontogenia 2. Evolução e Comportamento 2.1. Marcos da evolução humana 3. Psicologia Evolutiva 3.1. Origens e desenvolvimento da psicologia evolutiva 3.2. Fundamentos conceptuais 3.3 Aplicações da psicologia evolutiva a outras disciplinas 4. Aplicação da abordagem da psicologia evolutiva aos marcos da evolução 4.1. Problemas da sobrevivência humana 4.2. Formação do par e sexualidade 4.3. Parentalidade e família 4.4. Cooperação e conflito entre indivíduos geneticamente relacionados 4.5. Comportamento social e anti-social 5. Críticas à Psicologia Evolutiva
Objetivos
Os objetivos gerais desta UC são dar a conhecer os fundamentos conceptuais, derivados das ciências naturais e da psicologia geral, que sustentam a psicologia evolutiva enquanto modelo explicativo dos comportamentos humanos universais, à luz da evolução e adaptação da espécie; e dar a conhecer a aplicação dos seus princípios na compreensão de fenómenos humanos básicos e universais. No final da UC os estudantes devem:
Metodologias de ensino e avaliação
Trata-se de uma UC organizada em aulas teórico-práticas. As aulas são de metodologia expositiva, onde são apresentados e discutidos os conteúdos programáticos e de metodologia demonstrativa e ativa, orientadas para uma aprendizagem participada através do recurso a atividades de diferente natureza tais como, análise crítica de artigos científicos, visualização e discussão de excertos ilustrativos de documentários audiovisuais . A avaliação contínua resulta de: 60% - um teste escrito, 40% - elaboração de um trabalho de grupo desenvolvido sob tutoria (25% avaliação escrita em grupo e 15% avaliação oral individual). A presença nas aulas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito (100%), e incide sobre a totalidade dos conteúdos programáticos (teórico e práticos). Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Américo Baptista Sob marcação A definir