Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Epistemologia das Ciências Sociais e Humanas

Universidade Lusófona

Epistemologia das Ciências Sociais e Humanas

Apresentação

Esta Unidade Curricular abarca a Epistemologia geral, da ciência, e das ciências sociais. Tem como objetivo principal colocar os/as estudantes perante o desafio de refletir sobre a lógica da validade dos paradigmas científicos e abordagens da ciência, tornando-os capazes tanto de escolher abordagens cientificamente válidas em investigação como de tomar opções informadas pela validade científica na sua futura prática na área da psicologia.

Disciplina do Curso

Psicologia

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Código

ULHT35-15406

Disciplinas complementares recomendadas

Psicologia Geral

Pensamento Contemporâneo e Cultura Portuguesa

Métodos de Investigação

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Correntes, questões, e definições epistemológicas.

1.1. Definição e tipos de conhecimento.

1.2. Epistemologia da Antiguidade à Idade Moderna.

 

2. Lógica e estrutura do conhecimento científico

2.1. Ruptura Epistemológica e Obstáculo Epistemológico (Bachelard)

2.2. A estrutura da ciência (Kuhn)

2.3. Os limites da formalização da linguagem científica (Wittgenstein)

2.4. A epistemologia evolucionista (Popper)

 

3. A Epistemologia das Ciências Sociais e Humanas (A medição hermenêutica, a retórica da ciência, desconstrucionismo e mediação sociológica)

3.1. Querela do Método (Dilthey)

3.2. Superação da Querela do Método: o Paradigma comunicacional (Habermas)

3.3. A Mediação Sociológica (Weber, Bourdieu)

3.4. O Laboratório (Latour, Knorr-Cetina)

Objetivos

- Saber compreender e avaliar as tensões entre o conhecimento científico e o senso comum

- Entender a evolução histórica da epistemologia na sua relação com a Fé, a Razão, e a Ciência

- Entender o papel da teoria e dos dados na construção do conhecimento

- Conhecer as principais posições epistemológicas da ciência em geral e das ciências sociais e humanas em particular

- Adquirir a capacidade de avaliar criticamente a validade dos paradigmas e abordagens das ciências sociais

- Entender os desafios práticos que se colocam à validade epistemológica nas ciências na atualidade

- Adquirir competências de exposição e debate em torno do debate contemporâneo em ciência

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas são de natureza teórica, conjugando a exposição de conteúdos com a participação ativa do estudantes, interpelados a questionar e a debater os problemas levantados pela epistemologia, e exercícios de grupo na forma de apresentações baseadas na leitura e análise de textos.

A avaliação contínua consiste num teste escrito (40%); recensão crítica em grupo (até 3 elementos, máx. 1500 a 2000 palavras) de um dos textos de leitura recomendada (35%); e sua apresentação oral, com avaliação individualizada, em que cada grupo apresenta e discute oralmente em aula a posição de um dos autores do programa (25%). A presença nas aulas é obrigatória.

A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, o/a estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.

Bibliografia principal

Bachelard, G. (1976 [1940]), A filosofia do não. Filosofia do novo espírito científico.

Lisboa: Editorial Presença (Cota: F239-BC

Kuhn, T. (2012 [1962]) The Structure of Scientific Revolutions. University of Chicago Press (HC/97-BC)

Habermas, J. (1993 [1968]). Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa Edições 70 (cota: F/163-BC)

Knorr-Cetina, K. (1999), Epistemic Cultures. How the Sciences Make Knowledge. Cambridge & London: Harvard University Press

 

Nota: todas as cotas da Biblioteca Vítor de Sá

Horário de Atendimento

O atendimento aos alunos é feito no fim de cada sessão - questões particulares mediante marcação.

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • Ales Premiere
  • Relevâcia: Revisão literatura, Análise bibliométrica e Meta-análise
  • Ukraine Invasion: Limited War or Total War?
  • FL_Talk - Moda Lisboa
  • As Pedras e as Palavras

Notícias

  • Estudantes de Comunicação e Jornalismo vencem Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa
  • Design e Produção de Moda Realizam o 1.º Desfile do Curso
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Edição 2022
  • Projeto de Educação Acessível traduzido em Língua Gestual e Inglês
  • Docente Lusófona Participa em CMU-Portugal e da FCT

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.