Epistemologia das Ciências Sociais e Humanas
Apresentação
Esta Unidade Curricular abarca a Epistemologia geral, da ciência, e das ciências sociais. Tem como objetivo principal colocar os/as estudantes perante o desafio de refletir sobre a lógica da validade dos paradigmas científicos e abordagens da ciência, tornando-os capazes tanto de escolher abordagens cientificamente válidas em investigação como de tomar opções informadas pela validade científica na sua futura prática na área da psicologia.
Disciplina do Curso
Psicologia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT35-15406
Disciplinas complementares recomendadas
Psicologia Geral Pensamento Contemporâneo e Cultura Portuguesa Métodos de Investigação
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Correntes, questões, e definições epistemológicas. 1.1. Definição e tipos de conhecimento. 1.2. Epistemologia da Antiguidade à Idade Moderna. 2. Lógica e estrutura do conhecimento científico 2.1. Ruptura Epistemológica e Obstáculo Epistemológico (Bachelard) 2.2. A estrutura da ciência (Kuhn) 2.3. Os limites da formalização da linguagem científica (Wittgenstein) 2.4. A epistemologia evolucionista (Popper) 3. A Epistemologia das Ciências Sociais e Humanas (A medição hermenêutica, a retórica da ciência, desconstrucionismo e mediação sociológica) 3.1. Querela do Método (Dilthey) 3.2. Superação da Querela do Método: o Paradigma comunicacional (Habermas) 3.3. A Mediação Sociológica (Weber, Bourdieu) 3.4. O Laboratório (Latour, Knorr-Cetina)
Objetivos
- Saber compreender e avaliar as tensões entre o conhecimento científico e o senso comum - Entender a evolução histórica da epistemologia na sua relação com a Fé, a Razão, e a Ciência - Entender o papel da teoria e dos dados na construção do conhecimento - Conhecer as principais posições epistemológicas da ciência em geral e das ciências sociais e humanas em particular - Adquirir a capacidade de avaliar criticamente a validade dos paradigmas e abordagens das ciências sociais - Entender os desafios práticos que se colocam à validade epistemológica nas ciências na atualidade - Adquirir competências de exposição e debate em torno do debate contemporâneo em ciência
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são de natureza teórica, conjugando a exposição de conteúdos com a participação ativa do estudantes, interpelados a questionar e a debater os problemas levantados pela epistemologia, e exercícios de grupo na forma de apresentações baseadas na leitura e análise de textos. A avaliação contínua consiste num teste escrito (40%); recensão crítica em grupo (até 3 elementos, máx. 1500 a 2000 palavras) de um dos textos de leitura recomendada (35%); e sua apresentação oral, com avaliação individualizada, em que cada grupo apresenta e discute oralmente em aula a posição de um dos autores do programa (25%). A presença nas aulas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, o/a estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.
Bibliografia principal
Bachelard, G. (1976 [1940]), A filosofia do não. Filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Editorial Presença (Cota: F239-BC Kuhn, T. (2012 [1962]) The Structure of Scientific Revolutions. University of Chicago Press (HC/97-BC) Habermas, J. (1993 [1968]). Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa Edições 70 (cota: F/163-BC) Knorr-Cetina, K. (1999), Epistemic Cultures. How the Sciences Make Knowledge. Cambridge & London: Harvard University Press Nota: todas as cotas da Biblioteca Vítor de Sá
Horário de Atendimento
O atendimento aos alunos é feito no fim de cada sessão - questões particulares mediante marcação.