Métodos de Investigação
Apresentação
Dado o estatuto científico da Psicologia, esta unidade curricular pretende que os estudantes desenvolvam e dominem um conjunto de competências necessárias à prática de investigação científica em Psicologia, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área, com especial ênfase nas metodologias qualitativas e estudos mistos (como forma de articulação de métodos qualitativos e quantitativos).
Disciplina do Curso
Psicologia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT35-7093
Disciplinas complementares recomendadas
Psicologia Geral.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Metodologia de Investigação: 1.1. Introdução às metodologias de investigação. 1.2. Métodos quantitativos e qualitativos: Diferenças. 1.3 Métodos quantitativos e qualitativos: Desenhos mistos. 1.4. Paradigmas epistemológicos e metodológicos em investigação. 2. Investigação Qualitativa: 2.1 Definição e Características. 2.2. Tipos de investigação qualitativa: Narrativas, Grounded Theory, Etnografia. 2.3. Estrutura da investigação qualitativa: Tema, Revisão da literatura, Questões de investigação, Objetivos, Mapa concetual, Orientação metodológica. 2.4 Técnicas de recolha de informação qualitativa: Entrevista, Focus group, Observação direta, Análise documental. 2.5 Abordagens qualitativas de análise de informação: Transcrição, Análise de conteúdo e temática, grounded analysis, análise de discurso. 2.6. Software de análise qualitativa de dados: Funcionalidades e potencialidades. 2.7. Estratégias de validação. 2.8. Apresentação e redação de resultados. 2.9. Questões éticas.
Objetivos
No final do semestre, pretende-se que o/as estudantes estejam apto/as a: (1) identificar os diferentes métodos de investigação (quantitativos e qualitativos), incluindo os seus pressupostos epistemológicos e especificidades metodológicas; (2) conhecer os diferentes desenhos mistos (sequencial e concomitante) como forma de articulação entre a investigação qualitativa e quantitativa; (3) planear a implementação das diferentes fases de um projeto de investigação de natureza qualitativa; (4) conhecer a diversidade de metodologias, métodos e técnicas de recolha e análise de dados qualitativa, e revelar-se capaz de as adaptar às questões de investigação formuladas; (5) identificar os diferentes critérios de avaliação da qualidade dos estudos de natureza qualitativa; (6) conhecer as especificidades da escrita científica no âmbito da investigação qualitativa, e avaliar criticamente artigos científicos; (7) adotar procedimentos congruentes com os princípios éticos.
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teórico-práticas são utilizadas como metodologias a exposição dos conteúdos teóricos e a realização de exercícios práticos para aplicação de conhecimentos e consolidação dos conteúdos lecionados, com recurso a computadores e Internet (ex. através de trabalhos de pesquisa, leitura e análise crítica de artigos científicos, e treino competências práticas). A presença nas aulas é obrigatória. A avaliação contínua inclui: (1) um teste escrito individual (ponderação: 50%); (2) um trabalho de grupo com apresentação oral (ponderação: 20%; a avaliação distinguira¿ os contributos individuais); (3) e um trabalho escrito em grupo (ponderação: 30%). Como média final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos programáticos. Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.
Bibliografia principal
American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000 Braun, V., & Clarke, V. (2006) Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa Creswell, J. W. (2007). Qualitative inquiry & research design: Choosing among five approaches. SAGE Creswell, J. W. (2009). Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. SAGE. Daly, K. J. (2007). Qualitative methods for family studies & human development. SAGE. Flick, U., von Kardoff, E., & Steinke, I. (2004). A companion to qualitative research. SAGE. Howitt, D. (2009). Introduction to qualitative research methods in psychology. Pearson.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala