Psicometria II
Apresentação
Nesta UC os estudantes reconhecem a importância da avaliação das propriedades psicométricas dos
instrumentos de avaliação psicológica, não só ao nível da construção e validação de instrumentos, mas também na
sua aplicação em contexto profissional
Disciplina do Curso
Psicologia
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT35-13886
Disciplinas complementares recomendadas
Psicometria I
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. Construção de testes - Teoria Clássica dos Testes (TCT) 1.1. Primeiras fases na construção de testes: validade de conteúdo e validade facial 1.2. Construção e análise de itens (Concordância entre Juízes, IVC, RVC, kappa de Cohen) 1.3 Tradução e adaptação de instrumentos: passos cruciais e recomendações 2. Qualidades psicométricas dos testes: Definição e aplicação 2.1. Validade 2.1.1 Validade de construto (fatorial (AFE e AFC), convergente, divergente) validade de critério (concorrente e preditiva). 2.2 Fiabilidade 2.2.1 Consistência interna e estabilidade temporal 3. Teoria de Resposta ao Item (TRI) 3.2 Parâmetros do modelo: indíces de ajustamento e representação gráfica
3.1. Análise aos itens e purificação de escalas
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimento dos principais métodos de construção dos
testes, sejam capazes de refletir criticamente sobre as potencialidades e limites de cada método e
desenvolvam competências práticas de avaliação das qualidades psicométricos dos testes psicológicos.
Por último, e dada a especificidade das diferentes áreas de aplicação, pretende-se que os estudantes
conheçam as aplicações métodos psicométricos nas áreas de aplicação nas ciências psicológicas
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino desta UC combina métodos teóricos e prático-laboratoriais, incidindo sobretudo no ensino,
discussão e treino de competências.
A metodologia de avaliação integra duas modalidades:
1. Avaliação contínua:
a) Teste escrito (55%).
b) Exercícios em contexto de aula (15%).
c) Trabalho escrito de grupo (15%)
d) Apresentação oral do trabalho (15%)
Os momentos a, b, e d permitem avaliação os contributos individuais.
2. Avaliação final - realização de uma prova escrita (100%) baseada em todos os conteúdos teóricos e
práticos dados.
A presença nas aulas é obrigatória. Os estudantes em regime de part-time (equivalente a trabalhador estudante), devem entregar um trabalho individual escrito sobre as propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação psicológica (15%). Como média final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores. Caso não, o estudante será avaliado em avaliação final e deverá ter uma clássificação mínima de 10 de valores.
Bibliografia principal
Baglin, J. (2014). Improving Your Exploratory Factor Analysis for Ordinal Data: A Demonstration Using
FACTOR. Practical Assessment, Research & Evaluation, 19 (5), 2
Coaley, K. (2014). An introduction to psychological assessment and psychometrics (2nd Ed.). Los
Angeles: Sage.
Coutinho, C. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática .
Coimbra: Almedina
DeVellis, R.F. (2012). Scale development: Theory and applications (3rd Ed.). Los Angeles: Sage. Furr,
R.M., & Bacharch, V.R. (2014). Psychometrics: An introduction (2nd Ed.). Los Angeles: Sage.
Lacort, M.O. (2014). Psychometrics: Theory schemes (CTT and IRT) and examples of each technique.
Lulu.com.
Nicol, A. A. M., & Pexman, P. M. (2011). Displaying your findings: A practical guide for creating figures,
posters, and presentations. Washington: APA.
Rust, J., & Golombok, S. (2009). Modern Psychometrics: The science of psychological assessment (3rd
Ed.). London: Routledge.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala