Pós-Graduação em Contabilidade Pública

Pós-Graduação Contabilidade Pública

Lisboa
O novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) foi aprovado pelo Decreto-lei nº 192/2015, de 11 de setembro. O sistema visa fomentar a harmonização contabilística, incrementando o alinhamento entre a contabilidade... Ler mais

Partilhar

Email

O estacionamento é gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais
Créditos23 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) foi aprovado pelo Decreto-lei nº 192/2015, de 11 de setembro. O sistema visa fomentar a harmonização contabilística, incrementando o alinhamento entre a contabilidade pública e as contas nacionais e assim contribuindo para a satisfação das necessidades dos utilizadores da informação do sistema de contabilidade e relato orçamental e financeiro das administrações públicas. Trata-se de um modelo importante de normalização contabilística, com ênfase na produção de informação financeira e orçamental e utilidade das demonstrações financeiras, implicando alterações profundas na contabilidade pública. Para dar respostas mais profundas da reforma da contabilidade pública, torna-se necessário oferecer um curso especializado como instrumento relevante para os profissionais e os académicos. O objeto geral deste curso é fornecer a formação avançada aos profissionais e académicos que pretendem rever e atualizar os seus conhecimentos em contabilidade pública, com especial foco nas mudanças introduzidas pelo novo SNC-AP. Os conteúdos programáticos desta pós-graduação compreendem o estudo de todas as normas de contabilidade pública (NCPs) que integram o novo SNC-AP.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    - Licenciados; - Outros profissionais que demonstrem possuir condições para frequentar o curso de pós-graduação; - Outras situações casuisticamente avaliadas de acordo com a lei e os regulamentos da Universidade Lusófona em vigor.
  • Competências

    Competências

    - Conhecer e compreender todas as normas da nova contabilidade para as administrações públicas; - Compreender a estrutura, o conteúdo das demonstrações financeiras e a forma como são preparadas e elaboradas; - Adquirir a capacidade para utilizar contabilidade de gestão como um dos principais instrumentos de melhoria da eficiência das entidades públicas; - Desenvolver uma atitude crítica de reflexão pessoal e profissional conducente a um processo de autoformação que se enquadre numa perspetiva de aperfeiçoamento profissional permanente.
  • Objetivos

    Objetivos

    Constituem objetivos específicos desta pós-graduação: - Proporcionar a formação avançada e especializada, sobre o novo modelo de SNC-AP, nomeadamente, a estrutura concetual da informação financeira pública, as normas de contabilidade financeira e orçamental, os novos modelos de demonstrações financeiras e o plano de contas multidimensional; - Formatar e capacitar o processo de tomada de decisão nas entidades públicas através da formação e aperfeiçoamento técnico e científico na área de contabilidade de gestão; - Desenvolver os conhecimentos específicos com vista a ocupação de cargos especializados de contabilidade pública e administração de entidades públicas.
  • Saídas Profissionais

    Saídas Profissionais

    - Contabilista certificado de serviços e organismos da Administração Pública; - Auditores internos da Administração Pública; - Auditores externos e consultores que prestem serviços na Administração Pública; - Outros profissionais da Administração Pública.
  • Estudos Futuros

    Estudos Futuros

    A conclusão desta pós-graduação permite obter um certo número de créditos utilizáveis no prosseguimento de estudos.
  • Observações

    Observações

    Data Prevista de início: Março de 2021 Pós-laboral: 2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira, 18:00h - 22:00h.

Centro Universitário

Lisboa | Escola Ciências Económicas e Organizações
CANDIDATAR-ME

Secretariado

Cátia Mendes

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Livro de reclamaões Elogios