Apresentação do Curso
A área de Serviço Social na ULHT possui um vasto património de experiência no campo académico e na intervenção social e detém uma posição dianteira em termos de prática, inovação e desenvolvimento. Os seus profissionais, quer como produtores quer como executantes das políticas sociais, são, mais do que nunca, indispensáveis na sociedade atual em que se assiste a mudanças diversas que põem em questão as noções de cidadania e justiça social.
O Mestrado em Serviço Social e Politica Social é uma formação pós-graduada de fileira da formação base, licenciatura em Serviço Social. Obedece a uma estrutura curricular com 2 anos letivos (4 semestres), em que o primeiro ano inclui um tronco comum, onde são desenvolvidos conhecimentos, competências e aptidões fundamentais para uma prática profissional sustentada na evidência e no desenvolvimento da pesquisa científica autónoma.
No segundo ano o aluno tem um acompanhamento em seminário de investigação onde o mesmo pode optar pela realização de uma dissertação, dirigida ao aprofundamento dos conhecimentos, competências e aptidões associadas à pesquisa científica, ou à prática do Serviço Social com a realização de um estágio avançado.
Razões para frequentar este curso
- É uma formação avançada em Serviço Social, indispensável na atual sociedade em que se assistem a reflexões e ações decisivas no que se refere á cidadania, justiça social e ação social.
- É uma contribuição marcante para o desenvolvimento pessoal.
- É uma fonte de conhecimentos, competências e aptidões, especializados em matéria de políticas socais e práticas do Serviço Social.
- É uma possibilidade para aprofundar projetos de intervenção social específicos nomeadamente em equipas interdisciplinares junto de instituições sociais de referência.
- É uma oportunidade de acesso a funções de elevada qualificação.
Despacho do curso
Despacho n.º 6108/2007, de 26 de março, alterado pelo Despacho nº 10176/2016, de 10 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
16/06/2015
Registo
R/A-Ef 3042/2011/AL01
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre | 4 Semestres | 120 ECTS
Direção do Curso
Prof.ª Doutora Aida L. Esteves Ferreira
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Critério de seriação
- 100% apreciação curricular
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS
Objetivos
Obedecendo aos princípios do Acordo de Bolonha, o Mestrado "Serviço Social e Política Social" pretende consolidar a formação básica adquirida na Licenciatura em Serviço Social e proporcionar uma mais ampla qualificação profissional no campo do Serviço Social e da sua articulação com as Políticas Sociais. Este curso responde assim à exigência crescente de ligar a formação aos fundamentos políticos na abordagem das questões de desigualdade social e da inclusão social de grupos vulneráveis. Constitui, igualmente, um espaço privilegiado de repensar a intervenção social nos seus fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos
O mestrado em "Serviço Social e Políticas Sociais" tem como objetivos:
- Habilitar os alunos a desenvolver e aprofundar os conhecimentos do 1º Ciclo;
- Investigar a relação e articulação do Serviço Social com as Políticas Sociais;
- Articular conhecimentos da área do Serviço Social com as áreas das ciências sociais;
- Refletir questões éticas e deontológicas relacionadas com a investigação e a intervenção;
- Comunicar e debater problemas sociais com outros especialistas, focalizando a perspetiva de abordagem do Serviço Social.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
As competências dos Assistentes Sociais situam-se ao nível do conhecimento teórico e da sua operacionalização em contextos profissionais, do domínio das políticas sociais e da capacidade comunicativa exigida no âmbito profissional.
O mestrado deve contribuir para o profissional:
apreender novas formas de abordagem dos problemas sociais, em atualização permanente;
desenvolver investigação que permita o melhor conhecimento do objeto de estudo e de intervenção;
motivar-se com autonomia, na seleção da formação a adquirir ao longo da vida, em espaços diferenciados do território nacional e internacional
Equipamentos e Instalações
O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos.
Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.
Estudos Futuros
Programas de especialização e pós-graduação, incluindo programas de 3º ciclo referentes a estudos de doutoramento.
Saídas Profissionais
A obtenção do 2º. Grau proporciona uma qualificação na área de Serviço Social com repercussões no prosseguimento da carreira profissional e académica. O aprofundamento da metodologia científica de investigação prepara os pós-graduados para a participação e liderança de projetos de investigação na área da Ação Social. Constitui-se como grau de acesso à carreira académica e ao nível de doutoramento e pós-doutoramento.
Possibilita a aquisição de instrumentos, conceptuais e metodológicos de produção de conhecimento, fundamentais ao trabalho social na atualidade.
Observações
Horário:
Funciona às 6ª Feiras entre as 18h e as 22h e aos sábados das 9h às 13h
Áreas Científicas
Serviços sociais