Clínica das Espécies Pecuárias II
Apresentação
Esta UC é o culminar de todas as UCs de anos anteriores com carácter clínico, onde os alunos irão ter a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, de forma a se prepararem para a vida profissional na área de clínica de espécies pecuárias. Tem uma forte componente de medicina de populações em suínos, aves e ruminantes. Outras áreas menos frequentes, mas igualmente importantes são lecionadas, tais como cuinicultura, apicultura e piscicultura.
Disciplina do Curso
Medicina Veterinária
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 3
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
5 |Obrigatório |Português
Código
ULHT478-8551
Disciplinas complementares recomendadas
PCDI II PCDP II CEP I Zootecnia
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Medicina e produção de suínos, aves, pequenos e grandes ruminantes, coelhos, abelhas e peixes.
Objetivos
Aplicar conhecimentos sobre as afeções mais comuns estudadas nos anos anteriores, que afetam a saúde e a produção dos ruminantes, suínos e aves, nomeadamente a nível infecioso, parasitário, metabólico e de maneio. Saber o significado de medicina da Produção, de medicina das populações. Saber identificar problemas de efetivo com bases nos exames clínicos, na monitorização de parâmetros clínicos e dados da exploração e na avaliação de instalações. Delinear programas preventivos de doenças de efetivo, com ênfase no uso racional de antimicrobianos. Ter a capacidade de estabelecer prognósticos para a futura vida produtiva do animal e dos efetivos e aplicar medidas corretivas. Desenvolver capacidade de comunicação. Conhecer os problemas mais comuns na produção de coelhos, abelhas e peixes.
Metodologias de ensino e avaliação
Em regime de avaliação contínua e de exame final, é obrigatória a presença a, pelo menos, 2/3 das aulas teóricas e práticas. Excetuam-se os alunos com estatuto de trabalhador estudante e outros aplicáveis, aos quais é aplicado um regime suplementar de avaliação a definir pelo docente. Para aprovação em avaliação contínua, o aluno deve obter uma classificação igual ou superior a 9,5 em todas as avaliações teóricas e na componente prática o aluno deve ter média ponderada mínima de 9,5 valores. Aprova o aluno que obtenha classificação final não inferior a 9,5 valores nas componentes prática e teórica. Av.Teó. contínua: Testes apicultura (5%) Piscicultura (5%), Avicultura (10%) , BEA/AMR (5%) - se aprovação com 9.5 valores em cada teste, dispensa matéria para frequência; Frequência Teórica (75%) + estudo autonomo acompanhado (25%) Avaliação Prática contínua = 80% demontracao competencias + 20% relatorio ambulatorio A nota final é a média da avaliação teórica e prática.
Bibliografia principal
Constable, P.D. et. al., (2017) Veterinary Medicine: A textbook of the diseases of cattle, horses, sheep, pigs and goats (11th ed.). Edinburgh; London; New York; Oxford; Philadelphia: Saunders Elsevier Boulianne, M. et al. (2020). Diseases of Poultry. 14th ed. Wiley Diseases of Poultry
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Ângela Dâmaso A confirmar por email (angela.damaso@ulusofona.pt) Sofia van Harten p4961@ulusofona.pt