Seminário de Apoio à Dissertação / Trabalho de Projeto
Apresentação
Esta unidade curricular é composta por seminários nos quais os mestrandos poderão ser acompanhados no desenvolvimento dos seus trabalhos de investigação (dissertação).
Disciplina do Curso
Administração Educacional e Regulação da Educação
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 10
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT666-16775
Disciplinas complementares recomendadas
Não existem disciplinas complementares recomendadas.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
. Reflexão sobre o processo de investigação: problema/questões de partida, enquadramento teórico, sua testabilidade e opções metodológicas . Construção do referencial teórico e metodologia adequados ao objeto da pesquisa . Investigação sobre os sistemas e sobre as instituições educativas. . Estudos específicos de administração educacional: dimensões técnicopedagógica e económicofinanceira . Observação naturalista, observação participante e observação participativa. . Critérios de validação. . Estudo de caso em confronto com outros tipos de pesquisa (Yin, Stake) . Estudos de caso descritivos e explicativos . Generalização estatística e generalização analítica
Objetivos
Refletir sobre a diversidade das problemáticas da investigação em administração da educação Apresentar o problema a investigar na sua dissertação e a debater a sua pertinência Debater o enquadramento teórico em que vai refletindo e a bibliografia de apoio Apresentar a metodologia a seguir de modo a confirmar ou infirmar o quadro teórico Apresentar e debater com os colegas e professor o trabalho à medida que o vai realizando
Metodologias de ensino e avaliação
Os seminários serão de frequência mensal e decorrerão ao longo do 2º ano do mestrado em sessões orientadas por professores convidados de entre os professores do mestrado ou outros. Cada estudante terá ao longo do ano um orientador que em orientação tutorial debaterá com ele o andamento da dissertação a ser apresentada em júri. A escolha do orientador é concretizada em diálogo entre o estudante, o coordenador do mestrado e o orientador preferido pelo estudante de entre os professores doutorados do mestrado.
Bibliografia principal
A.AubertLotarsky, M.Lecointe, B.Maes, M.Rebinguet e M.SaintJean (2006).Conduire un audit à visée participative. Lyon: Chronique Sociale Dias, Mariana (2008). Participação e poder na escola pública (19862004). Lisboa: Edições Colibri / Instituto Politécnico de Lisboa Laville, Christian & Dionne, Jean (2009). A Construção do Saber. Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed. Pinhal, João (2012). Os municípios portugueses e a educação ¿ Treze anos de intervenções (19912003). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia Quivy, Raymond & Van Campenhoudt, Luc (2005). Manual de investigação em Ciências Sociais. (2.ª ed.). Lisboa: Gradiva. Stake, R. (2009). A arte de investigação com estudos de caso. Lisboa : Gulbenkian (2ª edição Yin, R. (2005). Introducing the world of education. A case study reader. Thousands Oaks: Sage
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala