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Universidade Lusófona

Consulta e Avaliação Psicológica e Neuropsicológica

Apresentação

Esta unidade curricular é de grande pertinência pelo facto de englobar todos os aspetos relevantes que acompanham o processo de avaliação clínica, desde o contacto inicial com o cliente/paciente, até ao momento de devolução dos resultados da avaliação psicológica e da formulação clínica do caso, que expressa a compreensão da etiologia e significado dos problemas apresentados pelo cliente adulto. Assim, pretende transmitir aos estudantes todas as competências necessárias, desde o primeiro contacto com o cliente até ao momento em que é feita a ponte com a intervenção a efetuar, em diferentes contextos.

Disciplina do Curso

Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT776-13503

Disciplinas complementares recomendadas

Psicologia da Personalidade

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

A estruturação da consulta psicológica
Estabelecimento da relação terapêutica (consentimento informado e contrato)
Fases da intervenção (triagem, avaliação, intervenção, alta, follow up ) e estrutura da
consulta.
Consulta psicológica mediada pela tecnologia (online, telefónica)
A avaliação clínica psicológica e a prática baseada na evidência
Avaliação clínica e psicopatológica na idade adulta
Instrumentos de avaliação clínica
Critérios para seleção dos instrumentos e procedimentos de administração,
cotação e interpretação
Entrevista Estruturada
Avaliação dimensional
Observação comportamental
Desenvolvimento cognitivo/intelectual
Avaliação neuropsicológica
Avaliação da intensidade e interferência dos problemas
Conceptualização clínica
Formulação integrativa do caso
Definição do protocolo de intervenção
Comunicação de resultados de avaliação clínica
Avaliação do tratamento
Eficácia, efetividade e eficiência

Objetivos

No final da UC, é esperado que o/as estudantes sejam capazes de:

  • Identificar a estruturação da consulta psicológica
  • Integrar o papel do exame psicológico e especificamente da avaliação clínica baseada na evidência como parte integrante da prática baseada na evidência;
  • Caracterizar a avaliação psicopatológica e os métodos de recolha de informação;
  • Escolher, aplicar, cotar, e interpretar instrumentos de avaliação clínica;
  • Analisar e integrar os dados clínicos e psicométricos com os conhecimentos teóricos com evidência empírica para elaborar formulações de caso compreensivas dos clientes.
  • Comunicar os resultados da avaliação clínica;
  • Compreendam a necessidade de ao longo da intervenção reavaliar os resultados nos indicadores iniciais.

Metodologias de ensino e avaliação

Nas aulas teórico-práticas complementa-se a exposição de conteúdos com uma forte componente prática uma vez que se pretende treinar as competências a adquirir através de treino supervisonado, de modelagem e role-play.

A avaliação contínua é composta por três modalidades avaliativas, de carácter obrigatório, com as seguintes ponderações:

  • Teste escrito (60%);
  • Trabalho realizado a pares/pequeno grupo (40%), consistindo na elaboração de formulação de caso e relatório escrito de avaliação clínica. O trabalho terá componente escrita (de avaliação grupal, 20%) e componente oral (de avaliação individual em formato de role-play, 20%), sendo ambas necessárias para cumorir a avaliação contínua. 

 

A presença nas aulas é obrigatória.


A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.

Bibliografia principal

  • Anthony, M. M. & Barlow, D. H. (2011) . Handbook of assessment and treatment planning for
    psychological disorders . New York: Guilford Press.
    Butler, G. (2000). Clinical formulation. In A. S. Bellack, & M. Hersen (Eds.). Comprehensive Clinical
    Psychology , pp 1-24. U.S.A.: Pergamon.
    Corcoran, K. & Fischer, J. (Eds.). (2013). Measures for clinical practice and research: A sourcebook (5 th
    Ed.). New York: Free Press.
    Graham, J., & Naglieri, J. (Eds.). (2010) Handbook of psychology (Vol. 10) (2 \ ed.). New Jersey: John
    Wiley & Sons.
    Groth-Marnat, G. (2009). Handbook of psychological assessment (5th ed.). New Jersey: Wiley.
    Lichtenberg, E., Mather, N., Kaufman, N., & Kaufman, A. (2004). Essentials of assessment report writing.
    New Jersey: Wiley.

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Horário de atendimento

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