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Universidade Lusófona

Gestão de Coleções Audiovisuais

Apresentação

A unidade curricular visa, em primeiro lugar, reforcar o conhecimento especifico dos estudantes sobre o passado e o presente da gestao de colecoes audiovisuais; em segundo lugar, fomentar uma capacidade critica de interpretacao e intervencao no contexto das praticas de preservacao contemporaneas.

Disciplina do Curso

Património Cinematográfico e Audiovisual (M)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6353-23333

Disciplinas complementares recomendadas

N/A

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Os conteudos programaticos da unidade curricular dividem-se entre uma perspetiva historica das origens dos arquivos audiovisuais a partir das politicas adoptadas em Portugal de salvaguarda do Patrimonio e uma analise critica das praticas de preservacao contemporaneas.
A parte historica enquadra o surgimento das iniciativas de restauro de artefactos filmicos no contexto da cultura filmica europeia da primeira metade do se¿culo XX, alem de fornecer um olhar sobre os mais notaveis arquivos dos Estados Unidos da America.

A parte analitica considera diversas dinamicas envolvidas na gestao de arquivos audiovisuais hoje em dia, inclusive:
- o papel do laboratorio Jose de Figueiredo em Portugal
- as condicoes e os criterios de financiamento dos arquivos;
- as politicas de preservacao e exibicao;
- o deposito legal;
- os desafios apresentados por processos de digitalizacao e desmaterializacao;
- o papel da Internet e formas alternativas de arquivo.

Objetivos

A unidade curricular pretende satisfazer dois macro-objetivos de aprendizagem.
Em primeiro lugar, os estudantes irao adquirir uma melhor compreensao das origens dos arquivos audiovisuais e das praticas de preservacao de artefactos fimicos. Este conhecimento historico sera complementado por uma capacidade de interpretac¿ao critica dos valores socioculturais embrenhados nas configuracoes especificas assumidas pelos arquivos audiovisuais ao longo do tempo.
Em segundo lugar, os estudantes irao adquirir competencias de leitura das complexas problematicas politicas, economicas e culturais que afetam a gestao de arquivos audiovisuais. Por sua vez, estas competencias serao acompanhadas pela capacidade de formulacao de propostas informadas, criticas e criativas que permitam enfrentar as contradicoes no seio do contexto arquivistico contemporaneo.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino contempla aulas de exposicao teorica em dialogo aberto com os estudantes. Em cada aula, os estudantes serao confrontados com um tema central diferente e serao chamados a exercer o seu sentido critico, partilhando o seu conhecimento previo e experiencias pessoais relevantes para a discussao de grupo.
Na primeira parte da aula, os docentes irao apresentar as nocoes relativas a cada tema, para depois desempenharem a funcao de mediadores e estimularem o debate. Para esse efeito, os estudantes terao acesso a textos de referencia que lhes permitirao uma participacao mais eficaz e informada.

As aulas de exposic¿a¿o teorica, ocasionalmente e conforme as possibilidades organizativas, serao alternadas com visitas de estudo (por exemplo, ao Arquivo Nacional da Imagem em Movimento) e conversas com profissionais e investigadores convidados.

Bibliografia principal

Revista de Museus #2 (2019). Lisboa: Direc¿a¿o Geral do Patrimo¿nio Cultural.

Rediscovering the Role of Film Archives: to Preserve and to Show. Proceedings of the FIAF Symposium held in Lisboa in 1989, (1990). Lisboa: Cinemateca Portuguesa.

FOSSATI, Giovanna & VAN DEN OEVER, Annie (2016), Exposing the film apparatus: the film archive as a research laboratory, Amsterda¿o: Amsterdam University Press.

FRANCIS, David, CHERCHI USAI, Paolo, HORWATH, Alexander & LOEBENSTEIN, Michael (2020), Film curatorship - Archives, museums, and the digital marketplace, Viena: Synema Gesellschaft fur Film u. Medien.

FRICK, Caroline (2011), Saving cinema: the politics of preservation, Oxford: Oxford University Press. LE ROY, E¿ric (2013), Cine¿mathe¿ques et archives du film, Paris: Armand Colin.

RASCAROLI, Laura, YOUNG, Gwenda & MONAHAN, Barry (2014), Amateur filmmaking: the home movie, the archive, the web, Londres: Bloomsbury Publishing.

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