filmeu
Imagem notícias defeito 1

Alumnus de Cinema na Equipa Vencedora de Globo de Ouro

Equipa ganha globo de melhor filme de animação com o filme "Spider-Man: Into the Spider-Verse"

08.01.19 - 00h00


O nosso alumnus Sérgio Dias, da Licenciatura de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, faz parte da equipa que venceu o Globo de Ouro de melhor filme de animação com o filme "Spider-Man: Into the Spider-Verse" na cerimónia que decorreu recentemente nos Estados Unidos.

Sérgio foi um dos animadores do filme e muitos dos seus planos fazem parte da versão final do filme, que também está previsto ser nomeado ao Óscar.

Após esta aventura o Sérgio deu-nos uma pequena entrevista onde deixa conselhos aos mais jovens:

P: O que significa para ti, profissional e pessoalmente, fazer parte de um projeto desta dimensão?

A nível pessoal, fazer parte de um projeto desta dimensão é a concretização de um sonho.

Desde que comecei a aprender e a estudar na área de animação e cinema sempre tive a esperança e o objetivo de um dia poder vir a participar num filme de animação para cinema.

Ao longo de todo o meu percurso profissional esse objetivo e vontade de ir mais além nunca mudaram e mantiveram-me focado.

Neste caso particular, com o filme "Spider-Man: Into the Spider-Verse" a sensação de realização ainda foi maior porque sou fã do Homem-Aranha desde criança, era um dos meus personagens favoritos. Cresci a ler as bandas desenhadas, a ver as animações na televisão, a desenhá-lo nos meus cadernos. Profissionalmente, ter participado num filme de animação que além de ser para cinema, é do Homem-Aranha, aliado ao fato de estar a ter este sucesso, é sem dúvida uma oportunidade única que nem sempre é facilmente alcançável.

É uma sensação maravilhosa e estou muito feliz por ter contribuído para este projeto e ter alcançado este objetivo tanto a nível profissional como pessoal.

P: Qual o contributo da tua formação para esta realização?

O percurso da minha formação ao longo dos anos foi de extrema importância para esta realização. Começando pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o curso de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia que tirei abriu-me as portas para todo um mundo de possibilidades na área. Aprendi imenso sobre diversas matérias muito úteis para o meu futuro.

O conhecimento que fui adquirindo ajudou-me a saber decidir quais os meus objetivos e como proceder de forma a progredir na área para um dia poder alcançá-los.

Mais tarde, um curso de especialização em "Advanced Character Animation" que tirei na escola online "Animation Mentor" deu-me o impulso final que precisava para poder vir a participar em filmes de animação para cinema. Muito focado só na Animação de Personagens o curso ajudou-me a desenvolver as minhas capacidades na área e a fazer parte de uma comunidade de animadores e profissionais da indústria de Animação em todo o mundo.

Uma formação profissional posterior, com um animador dos estúdios de animação Pixar, "Animation Demo & Lecture Masterclass with Michal Makarewicz" deu-me experiência em diferentes métodos de trabalho e no aperfeiçoar das minhas competências. Tudo isto foi essencial para o crescimento gradual da qualidade do meu trabalho e para conseguir participar neste projeto.

P: Qual o conselho que deixas a todos os jovens, principalmente a todos os universitários?

Que percebam e tentem descobrir o que querem realmente fazer, quais os objetivos que querem alcançar e que façam sempre o melhor trabalho que conseguirem fazer em cada fase e desafio profissional e pessoal.

Os meus objetivos ajudaram-me imenso a ter um foco, um guia para saber para onde ir sem me desviar do rumo.

Dar sempre o melhor de mim em cada trabalho, ajudou a puxar por mim, a desafiar-me, a estar em constante aprendizagem, a elevar a qualidade do meu trabalho e a ganhar a confiança e o reconhecimento de outros profissionais da indústria.

Acrescentaria ainda algo importante como ter um bom espírito de equipa e aprender a colaborar. A grande maioria dos projetos são realizados por uma equipa, grande ou pequena, e quanto maior o espírito de interajuda, melhor serão os resultados e melhor o ambiente de trabalho.


Antes de embarcar no projeto que lhe valeu o Globo de Ouro Sérgio Dias falou connosco no verão de 2017, podem ver a conversa aqui.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios