filmeu
Imagem notícias defeito 1

Aluno de Pós-graduação de Som com peça na Sociedade Nacional de Belas Artes

Ivo Louro, aluno da U.Lusófona, vê a sua peça sónica exposta na Sociedade Nacional de Belas Artes

13.07.18 - 00h00


Está em exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes uma peça sónica de Ivo Louro, estudante da Pós-graduação em Produção e Tecnologias do Som.

Título: Atmosmancy

Em Atmosmancy, explora-se a prática de Sonificação, que consiste criação de composições sonoras a partir de informação ou dados empíricos e na identificação de padrões ou eventos aí presentes. Dados de monitorização e modelação ambiental são utilizados para criar ou manipular eventos sonoros, que por sua vez são territorializados numa sala com recurso a 10 altifalantes. Cada par de altifalantes representa a correspondência geográfica dos dados a uma região climática de Portugal ou uma estação de monitorização de qualidade do ar da Área Metropolitana de Lisboa. Dentro do espaço expositivo, os pares de altifalantes são colocados segundo a posição relativa da região/estação de monitorização no território Português. Os visitantes movem-se pelo espaço, ficando assim imersos na evolução dos dados e percepcionando as variações entre diferentes tempos e lugares. São utilizados dois conjuntos de dados. O primeiro diz respeito a dados climáticos monitorizados e projectados para o período 1971-2100 e extraídos do website Portal do Clima. O segundo conjunto consiste em dados de concentrações diárias dos principais poluentes do ar para 2016, o ano mais recente em registo.

Com este trabalho pretende-se reflectir sobre o potencial estético e analítico da sonificação como método interdisciplinar ora para nos relacionarmos, conhecermos e interpretarmos dados científicos, ora como técnica de composição sonora. Simultaneamente e pensando no evento Antropocénico como um fenómeno sensível, procura-se veicular representações numéricas de condições ambientais actuais e futuras como experiências tangíveis.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios