filmeu
Imagem notícias defeito 1

Catálogo raisonné da fotografia estereoscópica de Carlos Relvas

Produzido pelo centro de investigação CICANT da Universidade Lusófona.

16.06.21 - 00h00


Será lançado no próximo dia 18 de junho o catálogo raisonné da fotografia estereoscópica de Carlos Relvas (1838-1894), o fotógrafo português mais conceituado e premiado do século XIX. Este projeto é um marco assinalável na preservação e divulgação do património fotográfico português, assim como um ponto de viragem para a consolidação da fotografia na oferta europeia das humanidades digitais. Produzido pelo centro de investigação CICANT da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o Carlos Relvas Stereo Raisonné, é um catálogo online que reúne pela primeira vez dez coleções públicas e privadas de fotografia estereoscópica de Carlos Relvas, associando-as com os seus respetivos negativos conservados durante mais de 150 anos pela Casa Estúdio Carlos Relvas na Golegã.

O Carlos Relvas Stereo Raisonné é um projeto pioneiro na História internacional da fotografia estereoscópica pelo facto de associar a investigação histórica em arquivos, museus e coleções privadas com uma curadoria digital que permitiu agregar coleções físicas dispersas geograficamente, associando-as com os seus negativos em colódio húmido - espécimes raros, e muito pouco estudados da fotografia do século XIX. Estes têm na estereoscopia uma especial relevância por conservarem áreas que, por regra, eram sempre excluídas dos positivos, permitindo agora novas datações e interpretações das fotografias. Desenhado para oferecer uma pesquisa intuitiva e multinível, neste Stereo Raisonné é ainda apresentada uma cronologia que cruza todo o período de vida de Carlos Relvas (1838-1894) com factos históricos da fotografia, combinando documentação histórica (catálogos, anúncios de imprensa, notícias, correspondência) com galerias que revelam as imagens estereoscópicas que Relvas levou às exposições que o consagraram em Lisboa e em Paris, podendo estas ser visionadas em 3D com anáglifos (imagens para óculos com lente azul e vermelha) e com animações GIF.

A estereoscopia é uma tipologia esquecida da imagem fotográfica que sai beneficiada por projetos como este que trazem uma nova perspetiva sobre os primeiros anos da fotografia de Relvas e sobre o papel da estereoscopia no lançamento da sua carreira internacional. Entre os contributos de Carlos Relvas para o avanço técnico e para o reconhecimento artístico da fotografia esteve a sua paixão pela estereoscopia, uma técnica que cria a perceção da tridimensionalidade do espaço e que foi apresentada publicamente por Charles Wheatstone em 1838, tendo sido imediatamente aplicada à fotografia a partir da sua invenção. A fotografia estereoscópica foi marcante nos primeiros doze anos da atividade de Carlos Relvas como fotógrafo amador, tendo-o acompanhado nas suas primeiras participações nos salões de fotografia nacionais e europeus. Apesar de esta tipologia ser uma das mais representativas do seu trabalho fotográfico de monumentos, de paisagens nacionais e mesmo de retratos, é também uma das facetas menos conhecidas de Carlos Relvas, tendo as suas coleções de positivos e de negativos permanecido por estudar até à investigação que deu origem a este catálogo.

A investigação para este catálogo decorre de dois projetos de investigação financiados pelo CICANT e coordenados por Victor Flores desde 2017 e que permitiram a identificação - junto de coleções de fotografia tais como a da Casa dos Patudos em Alpiarça e da Cinemateca Portuguesa - de 784 vistas estereoscópicas de Carlos Relvas distintas (positivos e negativos), um número até aqui desconhecido e revelador da importância da estereoscopia para este fotógrafo da Golegã.

A apresentação do Carlos Relvas Stereo Raisonné será feita pelo historiador de fotografia Geoffrey Batchen, da Universidade de Oxford, na Conferência Internacional Stereo & Immersive Media no próximo dia 18 junho, pelas 19h (emitida por Zoom).

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios