filmeu
Imagem notícias defeito 1

Clínica Universitária de Nutrição da Universidade Lusófona

Um projeto inovador que irá funcionar pelo 2º ano consecutivo na Clínica São João de Deus

01.10.18 - 00h00


Apresentação

Este projeto foi desenvolvido através de uma parceria entre a Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde da ULHT e a Clínica São João de Deus, possibilitando aos alunos do 3º e 4º anos da licenciatura em ciências da nutrição, a participação em consultas de nutrição, ao longo do 2ºsemestre do ano letivo 2018/2019. Nestas consultas estavam presentes um docente (Nutricionista) e no máximo dois alunos.

O objetivo foi a aquisição de competências por parte dos alunos da licenciatura em ciências da nutrição na abordagem ao cliente, na avaliação do estado nutricional, na realização da anamnese alimentar, e na prescrição nutricional, em contexto real de consulta de nutrição.

Resultados

  • Participaram neste projeto um total de 33 alunos e no final do ano letivo foi aplicado um inquérito pedagógico online (anónimo) aos alunos. A taxa de resposta foi de 87.9% (n=29);
  • 96.6% dos alunos consideraram que esta experiência é muito ou extremamente importante no seu processo de aprendizagem, essencialmente porque possibilita reforçar as suas competências (89.7%) e contribui para a competitividade da própria escola (10.3%). Manifestaram ainda que estas práticas são necessárias para os alunos de 3º e 4º anos (72.4%), devendo tornar numa prática regular ao longo de todo o ano letivo, e que a integração funcional na Clínica São João de Deus é muito adequada (41.4%) ou adequada (58.6%);
  • Foi referido pelos alunos que este projeto torna o curso mais competitivo e atrativo;
  • Na classificação global do projeto, 51.7% considerou-o excepcional, 31.0% bom e 17.2% satisfatório. De realçar que nenhum aluno considerou este projeto pouco interessante ou desinteressante.

Conclusões

Este projeto foi muito positivo, possibilitando uma componente prática em ambiente real de consulta aos alunos da ciências da nutrição, permitindo desenvolver competências específicas.

Os alunos manifestaram uma clara satisfação por participarem neste projeto. Até ao momento, asistir a consultas em ambiente real é exclusivo do curso da ECTS - ULHT.

Pelos resultados obtidos, somos de parecer que este projeto deve ser mantido e até aprofundado e alargado a todo o ano letivo. No 1º semestre participariam os alunos de 4ºano e no 2ºsemestre os alunos de 3ºano.

Considera-se também que deve ser mantida a parceria com a Clínica São João de Deus.

Face à importância de aumentar o número de utentes da consulta, sugere-se aumentar a divulgação deste projeto dentro da própria Universidade assim como fora dela.

Saiba mais sobre as consultas e o projeto do Ano Letivo 2018/2019

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios