filmeu
Imagem notícias defeito 1

Projeto Educação pela Inovação

Com o objetivo de capacitar alunos e professores para novos modelos de ensino/aprendizagem

22.10.18 - 00h00

Começou na Sexta-feira passada dia 19 de outubro o projeto de investigação "Educação pela Inovação", aplicado nas escolas da CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo que o CIEC - Centro de transferência de Conhecimento para a Inovação em Educação e Cidadania (que engloba os centros de investigação da ULHT HEI-LAB - Digital Human-Environment Interaction Lab e o CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) será parceiro de desenvolvimento.

O grande objetivo do projeto é a capacitação dos professores, alunos, gestores escolares e representantes da gestão autárquica, para novos modelos de ensino/aprendizagem; modelos de governança escolar; novos espaços de aprendizagem e maior literacia tecnológica.

Nesta primeira ação de capacitação, participaram 80 pessoas e tivemos com orador principal convidado o Professor Doutor António Teodoro do CeiED da Universidade Lusófona. A sua apresentação foi o mote inspirador para a primeira dinâmica ativa, a procura do grande propósito da educação nos dias de hoje e no futuro próximo. No final desta sessão de trabalho, para além de termos motivado os presentes para a necessidade de pensar e agir para provocar uma Mudança positiva na Educação pela Inovação, foi gerado o primeiro consenso e definido o grande Propósito para este projeto focalizado no cumprimento do seu objetivo.

O modelo de capacitação que concebemos tem como principio fundador as práticas, o pensamento e o processo do Design para a inovação parametrizado para o contexto da educação segundo o cruzamento interdisciplinar das áreas de conhecimento do Design, da Educação, da Psicologia e das ICT. Através deste modelo de capacitação baseado em práticas ativas e no "aprender fazendo", serão os próprios formandos que participam no processo que cocriarão os futuros manuais para disseminação nas suas comunidades escolares, passando a ser eles próprios os Trainers e Champions da Mudança.

Serão desenvolvidos guiões de boas práticas, manuais de apoioàá personalização dos docentes das práticas pedagógicas e do desenho das atividades / experiências PBL, assim como a conceção de espaços de sala de aula do futuro / espaço Makers, assente na recolha, compreensão, transformação, ideação, validação e sistematização de informação de acordo com um pré-modelo de seis vetores: (a) MUDANÇA - comportamento e cognição; (b) APRENDIZAGEM - aquisição e ação; (c) PROCESSOS - fluxos e práticas; (d) ORGANIZAÇÃO - relações e liderança; (e) PROJETO - espaços e objetos e (f) TECNOLOGIA - literacia e equipamentos.

A equipa de projeto é interdisciplinar:

  • Coordenação cientifica: CIEC - Américo Mateus (HEI-LAB) e Elsa Estrela (CEID)
  • Investigadores Seniores - Susana Leonor e Sofia Martins (Design), Jorge Oliveira (Neurociências), Ana Loureiro (Psicologia Social), todos do centro de investigação HEI-LAB
  • Investigadores Juniores - Rita Costa, Luíana, Lucas Penas e Edmilson Cristovão - Alunos de Mestrado do DELLI - Design Lusófona Lisboa
  • Parceiro de mercado - Hugo Dantas da Promethean (Tecnologias)

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios