Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

LABTEC - Laboratório de Fabricação Digital

Unidade de apoio à investigação e produção de modelos tridimensionais.

O LABTEC - Laboratório de Fabricação Digital é uma unidade de prestação de serviços da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, pertencente à Escola de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação [ECATI].

Atualmente, o LABTEC é uma unidade de apoio à investigação e produção da ECATI, vocacionada para a investigação e experimentação no âmbito da fabricação digital, através do estudo e desenvolvimento de modelos tridimensionais, com recurso a equipamentos de prototipagem rápida, nomeadamente:

  • 2 Impressoras 3D de Extrusão "Blocks One" (modelação por fusão e deposição)
  • 1 Laser Cutter Epilog Fusion 32
  • 1 Fresadora Pronum, ProSteel área de trabalho 2000x1000x350mm, 3 eixos, para maquinação bidimensional ou tridimensional com todo
  • o tipo de material não ferroso [Equipamento financiado pela FCT através do LEAU]


1. Instalações

O LABTEC localiza-se no Bloco G, junto ao Polidesportivo, com acesso pela ponto mais alto do campus.



O laboratório é constituído por um espaço de trabalho que inclui a área de atendimento e um gabinete de trabalho no qual se encontra a fresadora.
Adjacente ao Laboratório existe uma sala para montagem e acabamento de modelos aberta aos alunos da ECATI.

  • No primeiro plano encontra-se a zona de impressão 3D, com visibilidade por parte dos alunos.
  • Na extremidade da sala encontra-se a Laser cutter, que dispõe de um sistema de exaustão específico.
  • No Gabinete existente na extremidade poente encontra-se a fresadora e o respetivo sistema de exaustão. Este equipamento pressupõe um trabalho de maquinação especializado, havendo maior necessidade de respeito de normas de segurança.

2. FUNCIONAMENTO

Atualmente o LABTEC está aberto aos dia úteis entre as 11:00 e as 20:00, num sistema de rotação de 3 horas / 3 monitores.

Os trabalhos a executar devem ser feitos com marcação prévia no local, ou através do email labtec@ulusofona.pt.

O pagamento dos trabalhos é feito com recurso a créditos adquiridos na tesouraria da Lusófona, conforme tabela de preços que se junta em anexo. Poderão ser avaliadas situações excecionais nos valores praticados, tendo em conta o volume de trabalho executado ou a inclusão num centro de custos específico

Futuramente as marcações e pagamentos deverão ser feitos através do site da LABTEC, que se encontra atualmente em desenvolvimento.

3. FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO

3.1. Estão em desenvolvimento cursos livres de curta duração e workshops na área da fabricação digital, no âmbito do Design e da Arquitetura, que se prevê que venham a ocorrer durante o 2º semestre.

3.2. Relativamente aos processos de investigação, de acordo com orientação expressa da Direção da ECATI, o LABTEC deverá articular-se com os diversos Departamentos e Unidades de Investigação associadas, nomeadamente o CICANT e o LEAU:

  • 1º Ciclo - Disponibilização das infraestruturas e apoio técnico ao desenvolvimento de atividades letivas
  • 2º Ciclo - Apoio e acompanhamento de processos de fabricação associados ao desenvolvimento de dissertações de mestrado, em articulação com metologias definidas pelos orientadores
  • 3º Ciclo - Apoio e acompanhamento de processos de fabricação associados ao desenvolvimento de teses de doutoramento, em articulação com projetos em desenvolvimento nas Unidades de Investigação associadas.

Unidades de Investigação - Disponibilização das infraestruturas e apoio técnico em processos de investigação. Participação em projetos de investigação que necessitem de suporte ao nível da fabricação digital e maquinação, com foco no apoio e sinergia ao nível de candidaturas a projetos financiados ou cofinanciados.