filmeu
lusofona-esta-mais-verde

A Universidade Lusófona está mais verde

Envolver e re-educar a comunidade académica, no âmbito da candidatura ao programa Eco-Escolas.

19.07.21 - 00h00


A Faculdade de Engenharia, da Universidade Lusófona de Lisboa, submeteu a sua candidatura ao programa Eco-Escolas. A participação no projeto visa envolver e reeducar a comunidade académica no que toca ao tema sustentabilidade e às boas práticas ambientais.

A Universidade Lusófona (ULHT) tem vindo desde cedo a demonstrar o seu interesse e preocupação no que diz respeito à proteção do meio ambiente, nomeadamente, através da instalação de painéis solares no campus da instituição, bem como colocando à disposição um conjunto de contentores de separação de resíduos, promovendo a reciclagem. É também neste sentido que surge a candidatura ao Programa Eco-Escolas, de forma a complementar e reforçar o conjunto de ações de literacia ambiental junto da comunidade académica.

Joana Lage e Elisabete Maurício docentes da Faculdade de Engenharia e coordenadoras do Projeto Eco-Escolas, assim como a restante equipa do projeto, dão o seu contributo para que a ULHT seja a primeira Universidade privada a participar neste projeto sustentável e amigo do ambiente, procurando diminuir a sua pegada ecológica.

O movimento, que conta com a participação de várias escolas e universidades, pretende dar asas ao futuro sustentável das próximas gerações através da modificação ambiental de alguns setores fundamentais como a água, os resíduos, a qualidade do ar e os espaços verdes.

Para além de professores e colaboradores, a equipa do Projeto Eco-Escolas, conta ainda com estudantes da Faculdade de Engenharia.

As atividades pretendem sensibilizar os mais jovens, os mais velhos e todos aqueles que desconhecem algumas das boas práticas ambientais que podem fazer toda a diferença na proteção do meio ambiente.

Neste momento, estão a decorrer as seguintes atividades sustentáveis no campus da Universidade Lusófona: horta biológica onde é possível fazer agricultura sem prejudicar o ambiente; a produção de um ecoponto; redução de água através de redutores de caudal ou da forma mais caseira com garrafas que permitem a diminuição dos 15 litros gastos em cada recarga.

O projeto Eco-Escolas contou ainda com uma exposição "Árvores Nativas de Portugal", no espaço universitário, com vista a dar a conhecer a importância e os locais de cada árvore nativa de Portugal. A exposição foi composta por 20 painéis nos quais poderam ser consultadas cada uma das espécies nativas e as suas características como a sua caducidade, altura, longevidade, floração e maturidade dos frutos, bem como a sua distribuição nacional e outros factos relevantes.

Sabe mais sobre o Lusófona Verde. Veja também as entrevistas dos docentes envolvidos no projeto.



Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios