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Lusófona Melhora a Qualidade dos Laboratórios de Aulas e Investigação

A Universidade Lusófona está perante um novo ciclo da transformação digital.

28.04.22 - 00h00


A filosofia de melhoria da Qualidade tem sido transversal a todas os serviços na Universidade Lusófona e os Laboratórios de Aulas e de Investigação das Ciências Exatas não têm sido exceção. Alicerçada na metodologia PDCA (Plan, Do, Check and Act), a Direção dos Laboratórios e Centros de Transferência de Tecnologia (DLCTT) tem desenvolvido um trabalho metódico e organizado na prossecução de objetivos bem definidos. No último semestre, a Equipa de Compras da DLCTT geriu aproximadamente 5000 pedidos de consumíveis e reagentes e, adquiriu 100 novos equipamentos para os Laboratórios de Aulas e de Investigação.

A equipa foi renovada através do recrutamento de 3 novos colaboradores com competências técnicas ao nível da Química, Biologia e Gestão. Foram introduzidos novos contentores de resíduos comuns nos Laboratórios de Aulas, adjudicado um serviço de recolha de resíduos laboratoriais a Empresa Certificada na área Ambiental e, elaborado um Plano de Manutenção anual para equipamentos específicos.

Estamos perante um novo ciclo - o da transformação digital - onde será vital para todas as organizações garantir a digitalização dos seus processos, otimizá-los e saber tratar toda a informação disponível. Neste sentido, a Lusófona será pioneira na adjudicação de um software de gestão laboratorial que permitirá aos docentes realizar em tempo real o acompanhamento dos pedidos necessários às aulas.

Em breve, prevê-se a construção de um armazém para reagentes dando assim cumprimento à legislação em vigor e, a remodelação do Edifício E levando assim, a uma separação efetiva entre Laboratórios de Aulas e de Investigação.

A Investigação tem constituído uma forte aposta da Universidade em especial nos domínios das ciências exatas - destacam-se as unidades experimentais do Centro de Investigação CBIOS, em plena atividade, bem como os novos projetos das Engenharias, unidade que no passado ano, fez aprovar o Projeto Catcher no âmbito das energias renováveis.

Estes objetivos traduzem-se num investimento contínuo e consistente em tecnologia e recursos humanos, a par dos elevados níveis de exigência de controlo aliados a esta área.

Com o intuito de satisfazer as expetativas dos alunos e colaboradores, contribuindo assim, para uma formação de qualidade, a DLCTT pretende continuar a apostar na inovação e melhoria dos seus processos.

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