filmeu
Imagem notícias defeito 1

Paul Natura - Conhecer para Proteger

Projeto tem em vista promover a preservação do património natural de Paul de Manique do Intendente

16.11.20 - 00h00


Imagem: paulnatura.pt

No Paul de Manique do Intendente, localizado em Azambuja, no passado dia 30 de outubro, procedeu-se à apresentação pública do projeto "Paul Natura - Conhecer para Proteger".

Este projeto surge de uma candidatura aprovada com financiamento ao Fundo Ambiental proposta por uma equipa de docentes da Faculdade de Engenharia (FE), envolvendo docentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Vida (FPCV) e da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI), tendo como coordenadora a Professora Anabela Cruces (grupo de Engenharia do Ambiente - FE).

Nesta sessão de apresentação estiveram presentes, para além da coordenadora do projeto - Professora Anabela Cruces, representantes das instituições parceiras que integram o consórcio: pela Universidade Lusófona a Professora Cristina Guerra, Diretora da Faculdade de Engenharia, pelo Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, a Diretora Sílvia da Purificação, pela União de Freguesias de Manique do Intendente, V. Nova de S. Pedro e Maçussa, o Presidente José Avelino Correia, e pelo Município de Azambuja, o Presidente Luís de Sousa.

A sessão pretendeu dar a conhecer os principais objetivos que passam pela divulgação do património natural - BIO e GEOdiversidade, e do papel dos serviços prestados pelos ecossistemas, bem como as principais etapas previstas e as iniciativas associadas a este projeto com forte componente na Educação Ambiental para toda a comunidade.

O Projeto "Paul Natura - Conhecer para Proteger" tem um investimento total previsto de cerca de 68.000,00 euros, sendo cofinanciado pelo Fundo Ambiental em 70%. As iniciativas estão distribuídas por quatro etapas principais: 1) Aproximação à comunidade; 2) Formação/Capacitação/Educação Ambiental; 3) Partilhar e divulgar e 4) Perpetuar e replicar os valores. Nestas pretende envolver-se, seguindo as estratégia da ENEA 2020 (Estratégia Nacional de Educação Ambiental), a população, a comunidade escolar, os empresários, os agentes de comunicação social e os técnicos da administração local, os autarcas sobre o reconhecimento que têm dos valores naturais (BIO e GEOdiversidade) e da sua importância para a gestão participada do território.

A maior aposta da equipa passa por conseguir unir esforços para a futura classificação e integração da área na rede de zonas classificadas do ICNF como "Reserva Natural Local do Paul de Manique", envolvendo a comunidade nessa tomada de decisão, num processo de apropriação dos valores da causa.

A equipa de docentes da Faculdade de Engenharia tem, nos últimos três anos, envolvido estudantes finalistas e de mestrado no estudo do Paul de Manique do Intendente, sistema palustre com cerca de 18 há com importante património natural, quer em Geodiversidade como em Biodiversidade, destacando-se este ecossistema por albergar centenas de espécies muito variadas, algumas das quais em risco.

Notícias Relacionadas:
- Azambuja apresentou o projeto "Paúl Natura - Conhecer para Proteger"
- Há mais de 180 espécies no Paúl de Manique
- Câmara de Azambuja quer incluir Paúl de Manique como área protegida nacional
- Projecto em Azambuja para preservar o Paúl de Manique onde vivem mais de 180 espécies
- Paúl de Manique do Intendente quer ganhar o estatuto de reserva natural

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios