filmeu
Imagem notícias defeito 1

Recomendações da OMS - Atividade Física e Comportamento Sedentário

A Organização Mundial de Saúde dá-te alguns conselhos para manteres a tua saúde física e mental.

17.02.21 - 00h00


Mensagens Principais

1. A atividade física é boa para o coração, o corpo e a mente.
A atividade física regular pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, a diabetes tipo 2 e o cancro, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. A atividade física também pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade e melhorar o funcionamento cognitivo, a aprendizagem e o bem-estar em geral.

2. Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais melhor.
Para a saúde e bem estar, a OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbia de intensidade moderada (ou atividade física vigorosa equivalente) para os adultos, e uma média de 60 minutos por dia de atividade física moderada para crianças e adolescentes.

3. Toda a atividade física conta.
A atividade física pode ser realizada como parte integrante do trabalho, desporto e lazer ou transporte (caminhar, patinar e pedalar), bem como de tarefas diárias e domésticas.

4. O fortalecimento muscular beneficia todas as pessoas.
Idosos (65 anos ou mais) devem adicionar atividades físicas que promovam o equilibrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar na prevenção de quedas e na melhoria da saúde.

5. Demasiado comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde.
Pode aumentar o risco de doenças cardíacas, cancro, e diabetes tipo 2. Limitar o tempo em comportamento sedentário e ser fisicamente ativo é bom para a saúde.

6. Todas as pessoas podem beneficiar com o aumento da atividade física e redução do comportamento sedentário.
Incluindo mulheres grávidas e no pós-parto e pessoas com doenças crónicas e deficiências.



Todo o Movimento Conta

<p style="text-align: center;"><span style="text-align:center; border:none;color:#fff;font-size:14px;background-color: #189C49;padding: 15px;margin-top:1px;"><a style="color:#fff!important;" href="/media/recomendacoes-atividade-fisica-oms.pdf" target="_self" role="button">Ver Recomendações Completas - Por Faixa Étária</a></span></p>

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios