filmeu
Imagem notícias defeito 1

O Papel dos Poderes Regionais e Locais na União Europeia

Resumo o evento que decorreu no âmbito do Ciclo "Às Quartas na Lusófona".

04.10.21 - 00h00


A mais recente edição "Às Quartas na Lusófona 2021" apresentou um debate sobre o tema "Papel dos Poderes Regionais e Locais na União Europeia", no auditório Professor José Araújo da Universidade Lusófona. Aconteceu na Sexta-Feira, dia 22 de setembro, a primeira de quatro aulas abertas ao público que contou com a presença de especialistas das várias Unidades Orgânicas da ULHT.

Esta conversa teve a participação da professora Liliana Reis Ferreira da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração e do professor Nuno Magalhães da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona. O debate, coordenado pelo Professor Domingos Pereira (Faculdade de Direito), teve como principal objetivo a criação de um espaço de reflexão e abrir portas ao espirito crítico. Desta forma foi possível o diálogo entre oradores e plateia criando um espaço de interação e de partilha de opiniões.

A desigualdade social no quadro da União Europeia foi tema de destaque. "Temos um país ainda muito desigual", afirmou Liliana Reis no que toca ao papel das autarquias do poder local e regional, dando-nos a sua perspetiva enquanto deputada do Fundão. Já Nuno Magalhães detém um olhar mais pessimista sobre esta temática, afirmando que o facto das autarquias exercerem mais ou menos poder pode implicar um aumento nas despesas de cada local, o que leva a uma discrepância ainda maior do que a que já é sentida.

A próxima aula aberta acontecerá no dia 24 de novembro com o tema "Empreendedorismo e Inovação" sobre as temáticas de Economia e Gestão de Empresas. O professor António Augusto Costa será o orador principal da próxima sessão a não perder, na Universidade Lusófona.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios