filmeu
Imagem notícias defeito 1

Repensar as Políticas Educativas do Turismo

O que se faz hoje tem reflexos no futuro, sempre.

17.07.15 - 00h00

O que se faz hoje tem reflexos no futuro, sempre. Este senso comum estende-se nos mais variados aspetos da nossa vida, enquanto cidadãos, profissionais, enquanto membros de uma comunidade. E por isso, o seio académico também reflete as alterações que, ao longo do tempo, se têm verificado quer por via dos processos de ensino/aprendizagem como por via do crescimento da massa estudantil.

Se analisarmos a dinâmica do sistema de ensino superior em Portugal podemos concluir que o mesmo tem conhecido, nas últimas décadas, profundas alterações. Um dos momentos históricos foi em 1974, com a grande expansão e diversificação da oferta formativa para a qual contribuíram o aumento das Instituições de Ensino Superior (IES) e a criação de um sub-sistema politécnico público e a abertura à iniciativa privada. Assistimos, sem que tenha havido uma regulamentação eficaz por parte do Estado, ao aparecimento de novas instituições, novos programas e áreas de ensino e formação. E a verdade é que este excesso de oferta provocou uma necessidade de racionalização, principalmente pelas consequências resultantes da questão demográfica que assola o nosso país.

Atualmente verifica-se uma reestruturação na rede, orientada "espontaneamente" pelas (IES), ao nível da oferta formativa, através do encerramento de ciclos de estudos e pela fusão de outros entre várias instituições. No entanto, se analisarmos o panorama desta oferta concluímos certamente que a palavra "excesso" permanece no horizonte.

Vejamos o caso da oferta formativa em turismo. Um estudo recentemente elaborado por Manuel Salgado (Instituto Politécnico da Guarda) em termos de distribuição geográfica destaca a concentração dos cursos do setor privado nas regiões Norte (10 cursos) e de Lisboa (9 cursos). Existem ainda no Algarve (2 cursos), na região Centro (1 curso) e na região da Madeira (2 cursos), perfazendo um total de 24 cursos. Por outro lado, o setor público continua a revelar uma maior dispersão. Assim, a região Centro inclui 19 cursos, a região de Lisboa possui 9 cursos, bem como a região Norte, mas com os 9 cursos distribuídos por 6 unidades orgânicas (UO); o Algarve e o Alentejo registam ambos 3 cursos; e os Açores com 1, perfazendo o total de 44 cursos. Parece-me claro que o número de cursos é alto para um país com a nossa dimensão, dando origem a uma certa dispersão que, inevitavelmente, acentua a falta de especialização de projetos educativos, obrigando a curto prazo a uma reorganização da oferta formativa.

Perante este panorama, a maior universidade privada portuguesa fez significativos avanços em várias áreas, nomeadamente no turismo. Assim, reestruturou o Departamento de Turismo por forma a definir uma estratégia integrada e articulada entre todas as escolas do Grupo, a nível nacional e internacional, possibilitando não só uma maior mobilidade a todos os estudantes e com uma mais rica e consolidada complementaridade nas suas múltiplas ofertas de aprendizagem. Por outro lado, houve necessidade de uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis.

Assim, e voltando às dinâmicas que tão bem têm caracterizado o ensino em Portugal, penso que as restruturações inerentes à oferta formativa do turismo ao nível do ensino superior deveriam ser estudas de uma forma que abrangesse toda a lógica do território português.

Mafalda Patuleia
Diretora do Departamento de Turismo do Grupo Lusófona

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios