filmeu
Imagem notícias defeito 1

Musicografia Braille e Equidade na CPLP

O seminário que decorreu no âmbito do Curso em Musicografia Braille e Educação Musical Inclusiva

03.07.19 - 00h00



O Seminário "Musicografia Braille e Equidade na CPLP" constitui o corolário formativo do "Curso de Musicografia Braille e Educação Musical Inclusiva na CPLP" e do Pós-Doc em "Musicografia Braille e Equidade na CPLP", ambos os Projetos da responsabilidade da Professora Doutora Dolores Tomé, procurando assumir o cumprimento dos seguintes objetivos:

  1. Contribuir para o rigoroso impacto social, num alargado e aprofundado debate científico sobre a Musicografia Braille, como literacia inclusiva no âmbito educomunicacional, pedagógico e cultural das crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores com deficiência visual ou em situação de risco de a poder vir a adquirir, e, sempre que possível, com o necessário e imprescindível envolvimento das famílias nesse processo;
  2. Provocar um amplo entendimento, intercompreensão e divulgação dos conceitos e práticas educomunicacionais interventivas no ensino/aprendizagem da literacia musical e meios complementares de leitura e de acesso à mesma, aplicável aos cidadãos cegos e com baixa visão, nos diferentes níveis etários e de conhecimento;
  3. Facultar o ensino da musicografia braille a pessoas cegas e normovisuais, e dar a professores de música cegos e com vista a possibilidade de, ao mesmo tempo, poderem igualmente interagir uns com os outros em contexto musical, embora utilizando formatos musicográficos diferentes sob o ponto de vista sensorial, mas compatíveis entre si em acessibilidade e usabilidade, simultaneamente para o tato/audição e para os olhos, em Portugal e na CPLP.
  4. Homenagear a música como a primeira naturalidade, e em tempos recuados, de manifestações da sociedade (em estabelecimentos régios e eclesiásticos) no aceitarem cidadãos cegos, no caso músicos cegos, naquelas comunidades num aparente espírito de inclusão em equidade, embora sob a comiseração dos tempos.
  5. Dotar a grande maioria de bons músicos cegos no país e na CPLP com a necessária formação musical em musicografia braille, também com recurso ao Musibraille, que tocam ou cantam apenas de ouvido.
  6. Evitar que o professor de educação musical (normovisual, mas que também pode ser cego) no ensino regular e nas diferentes escolas de música, em Portugal e nos Países da CPLP, se recuse a receber e a ensinar alunos cegos pelo facto de desconhecer a musicografia braille, transmitindo-lhes o conteúdo de uma partitura como o faz para os alunos com vista.
  7. Justificar, em equidade, a utilização da informática e dos diferentes dispositivos técnicos para apresentar as partituras musicais em linha braille/ecrã tátil e/ou em ecrã áudio/visual ou para impressão em braille, recorrendo-se a estes dispositivos/programas especializados, que incorporam funções específicas para a leitura e produção musical em computador ou para a transcrição de Musicografia Braille, assim garantindo a plena informação e comunicação musicográfica nos cursos de música entre professores e alunos cegos em Portugal e na CPLP.
  8. Promover a inclusão escolar dos alunos cegos e com baixa visão que também frequentam a unidade curricular Educação Musical em Portugal e na CPLP, com recurso ao Sistema Musibraille (bem como a outras complementaridades tecnológicas), que constitui um passo significativamente importante neste processo de ensino musicográfico a pessoas cegas e com vista, numa perspetiva inclusiva de educação musical em equidade, sendo essa invenção e implementação no Brasil, em Portugal e agora a estender-se também à CPLP, que motivou a realização do promissor "Curso de Musicografia Braille e Educação Musical Inclusiva na CPLP", da responsabilidade da Professora Doutora Dolores Tomé, no âmbito científico do seu Pós-Doc, o qual conclui no evento em referência e subordinado ao título do seu Projeto de investigação no CICANT, efetuado na ULHT, nesta data.

  9. Sensibilizar as famílias, os profissionais, professores e investigadores, as instituições, a opinião pública e os media, as sociedades civil e sociopolítica, o Estado, para a vital importância da literacia e interpretação musical no desenvolvimento humano e para a urgente necessidade de se enquadrar o ensino obrigatório da Musicografia Braille nas Escolas de Referência, nos Conservatórios e Escolas de Música oficiais, entretanto com particular premência em Portugal.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios