filmeu
Imagem notícias defeito 1

Uso da máscara: perceção, identificação e segurança

Estudo da Universidade Lusófona visa compreender os impactos do uso regular de máscara

16.10.20 - 00h00


Num momento em que se equaciona o uso obrigatório de máscara em cada vez mais espaços, a Universidade Lusófona decidiu levar a cabo um inquérito para compreender, de que forma, o uso regular de máscara (E.P.I. - Equipamento de Proteção Individual) cria dificuldades de identificação, de comunicação, e gera insegurança.

Com este estudo, percebemos que a maioria dos inquiridos afirma que o uso de máscara dificulta, quer a identificação, quer o diálogo. Ainda neste campo, verifica-se que a grande parte dos inquiridos tem maior perceção das dificuldades de reconhecimento e de comunicação quando se é recetor e não quando se é agente no diálogo.

Demonstrando uma grande valorização do uso da máscara, ficou claro que a larga maioria dos inquiridos, apesar da máscara provocar dificuldades de comunicação, sente o uso da máscara como uma afirmação de responsabilidade.

Por fim, e apesar das dificuldades de reconhecimento e diálogo, a grande parte dos inquiridos afirma que o uso de máscara não cria afastamento entre os indivíduos. Esta constatação é reforçada quando os resultados nos dizem que, para uma fatia muitíssimo elevada dos inquiridos, as dificuldades em reconhecer não se traduz numa desresponsabilização das pessoas, nem conduz a um sentimento de insegurança.

Conclusões centrais: sendo óbvias as dificuldades que acrescem no campo do reconhecimento e do diálogo, a população inquirida não reconhece no uso da máscara, nem um fator de destruição dos laços, nem um elemento de criação de instabilidade e de insegurança.

Leia os resultados do questionário na integra aqui

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios