Universidade Lusófona

Short Courses em Design de Moda


Luís Sanchez
Designer de Moda - Story Tailors


Benilde Reis

Modelagem I

5, 6, 7, 8 e 9 de abril - Inscrição

A construção é a base do vestuário e do design de moda; é vital que os designers de moda conheçam e compreendam as técnicas envolvidas na criação de uma peça de vestuário tridimensional a partir de um desenho ou modelo bidimensional, a fim de criar uma forma e cabem num corpo em movimento. Construção do vestuário envolve tanto questões técnicas como de design; o designer pode escolher onde construir linhas, bolsos, colarinhos, como bordos de acabamento e como produzir volume e estrutura para criar um visual e uma experiência únicos para o consumidor. Este curso é uma introdução à construção de vestuário tridimensional, nomeadamente modelagem iniciação.


Confeção I - Iniciação

7, 8, 9, 11, 12 e 13 de abril - Inscrição

Curso de iniciação aos equipamentos necessários à confeção de artigos de vestuário. Os formandos irão ser capazes de reconhecer, preparar, manusear, adaptar e reparar um vasto conjunto de máquinas de costura com funções e características diferentes. Além dos equipamentos de confeção, os formandos deverão conseguir saber utilizar o ferro a vapor, enquanto operação intermédia na construção/confeção de artigos. Pretende-se que os formandos desenvolvam uma biblioteca de pontos e costuras que são aplicados em diferentes ocasiões e diferentes peças de vestuário.


A Moda e os Têxteis no Design de Interiores

8, 9 e 30 de abril - Inscrição

Vivemos o espaço que habitamos de maneira diferenciada. Esta vivência é mutável, não experienciamos o habitar da mesma forma que os nossos antepassados, e certamente o futuro será diferente. Atualmente o design de interiores encontra-se em franca expansão e crescimento, sendo natural a curiosidade que público revela sobre a temática. O seu diálogo com a Moda e com o Têxtil é uma constante através dos tempos. Os estilos e as tendências pintam um quadro que contextualizam o passado e o presente, e as abrangências contemporâneas do design de interiores nas suas diferentes faces.


Daniela Duarte
Designer de Moda

Criação peças de vestuário a partir desperdícios têxteis

16, 23 e 30 de abril - Inscrição

Se, por um lado, "Costume" quer dizer hábito em português, é costume olharmos para a peça de vestuário como normalmente a conhecemos. Por sua vez, em inglês, a mesma palavra "Costume" tem como tradução "vestuário" em português. "No Costume" questiona o hábito de entendermos a peça de vestuário como uma camada que cobre o corpo, mas também a reinterpretação desse costume para além de estereótipos.


Criação de uma coleção de moda masculina/feminina

27, 28 e 29 de abril - Inscrição

Programa brevemente.


Alfaiataria

29, 30 de abril e 1 de maio - Inscrição

Um 'short course' de alfaiataria é para os alunos obterem conhecimentos mais profundos sobre a alfaiataria tradicional. Irão aprender a coser de forma manual, e também contactar com materiais destinados à produção e execução da arte da alfaiataria.


Moda & Vestuário Digital

2, 3, 4, 5, 9, 10, 11, 12 de maio - Inscrição

Diversos motivos tornam promissor o mercado de vestuário digital, desde a possibilidade de experimentação criativa e artística, até à sustentabilidade da criação, produção e comercialização de vestuário sem o consumo de recursos materiais. A moda digital é representação visual de vestuário com recurso às tecnologias computacionais atuais. Este curso é uma introdução ao design de vestuário digital e animação de moda em 3D, numa abordagem inicialmente teórica com aplicações práticas, com acompanhamento contínuo do aluno durante todo o curso.


Sustentabilidade

4, 5, 6 e 7 de maio - Inscrição

Em tempos de mudança de paradigma no sistema de moda, é essencial ficarmos a par dessa Revolução no sistema. Identificar quais os maiores problemas face ao impacto negativo no ecossistema, e apresentar, sucintamente, muitas das soluções que já estão em curso na cadeia de produção: para que a Moda e os Têxteis sejam mais Responsáveis face ao Planeta em que vivemos. Das fibras bio-based às recicladas, passando pelos principais processos - dos tingimentos aos acabamentos - tudo conta nesta Mudança. E o Design Sustentável é uma delas. Na verdade, uma das que precisa de mudanças mais urgentes.


Catarina Rito
Jornalista de Moda


Pedro Carvalho

Jornalismo de Moda

4, 5, 6 e 7 de maio - Inscrição

Este curso de curta duração tem o objetivo de ensinar sobre o significado que a comunicação tem na atualidade; ensinar a gerir a comunicação de forma a produzir o efeito desejado junto do público alvo; iniciação ao que é fazer jornalismo; o que significa fazer jornalismo na atualidade; que plataformas usar; que componente deve ter o jornalismo de moda e que regras deve ter o jornalista que escreve sobre moda. A comunicação é uma ferramenta fulcral para a eficácia da mensagem sobre o produto ou projeto a comunicar. A moda precisa de comunicação; que ferramentas utilizar; o difuso mediante o público-alvo. Refletir, analisar, questionar no meio teórico e prático leva à capacidade eficaz face às distintas vertentes que este sector congrega.