Universidade Lusófona

Short Courses em Design de Moda


Carlos Gil
Designer de Moda

Fashion Design - Inovação, Criatividade e Visão

7, 8, 14 e 15 de maio - Inscrição

Pensar o Design de Moda numa perspetiva inovadora e criativa é o principal foco da formação proposta. É importante que se perceba que o desenvolvimento de uma visão muito específica do processo criativo em Moda pode ser o ponto de partida para a criação de uma coleção com produtos inovadores e adequados ao mercado atual e ao público da Marca.


Luís Borges
Manequim Internacional e Diretor Criativo

Styling

7, 8, 14 e 15 de maio - Inscrição

O curso aborda vários temas do Styling. Importa perceber o que é o Styling e quais as suas aplicações quer no mundo da moda quer no quotidiano.Serão lançados trabalho em torno do Styling para desfile, styling para festa, styling para campanha, entre outros.


Luís Sanchez
Designer de Moda - Story Tailors

Draping/Modelagem em Busto

7, 8, 14 e 15 de maio - Inscrição

O propósito do Short Course de Draping e Modelagem é explicar e ilustrar as principais bases técnicas e práticas envolvidas no processo de desenvolvimento da forma pela manipulação direta do tecido sobre um busto, e aplicar esses conhecimentos no desenvolvimento de uma base de construção (molde) para a elaboração de peças de vestuário.


Joaquim Correia
Designer de Moda

Ilustração de Moda - Técnica de Colagem

7, 8, 14 e 15 de maio - Inscrição

Desenvolver uma ilustração de moda com a técnica de colagens. Permite explorar diferentes processos, recorrendo ao desenho para reproduzir a imagem através da observação, utilizar a cor como estudo do processo e a técnica das colagens como expressão plástica.


Lília Oliveira
Designer de Moda

Alteração de peças - criação de novas peças

7, 8, 14 e 15 de maio - Inscrição

Para os consumidores de Moda, a reutilização de material têxtil, pode assumir uma vertente económica e simultaneamente, uma atitude de sustentabilidade ambiental. O objetivo principal do curso consiste em dotar os alunos de conhecimentos técnicos elementares sobre como produzir, de forma criativa, novas peças de vestuário e acessórios, a partir de roupas a que não dão uso.


Daniela Duarte
Designer de Moda

No Costume

7, 8, 14 e 15 de maio - Inscrição

Se, por um lado, "Costume" quer dizer hábito em português, é costume olharmos para a peça de vestuário como normalmente a conhecemos. Por sua vez, em inglês, a mesma palavra "Costume" tem como tradução "vestuário" em português. "No Costume" questiona o hábito de entendermos a peça de vestuário como uma camada que cobre o corpo, mas também a reinterpretação desse costume para além de estereótipos.


Maria Gambina
Designer de Moda

Processo Criativo em Moda

21, 22, 28 e 29 de maio - Inscrição

Uma peça de vestuário é a materialização de uma ideia que obedece a várias fases de construção. A inspiração, a pesquisa, o desenvolvimento de silhuetas, a seleção dos materiais e a escolha da paleta cromática solidificam a mensagem.


Paulo Cravo
Designer de Moda

Análise de coleções de moda

21, 22, 28 e 29 de maio - Inscrição

Tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de competências para permitir a analise de coleções de moda nas suas diversas vertentes. Estas competências serviram a um amplo público de diversas áreas de trabalho.


Estratégias de Comunicação na Web de marcas de Moda

21, 22, 28 e 29 de maio - Inscrição

As estratégias de comunicação das marcas de moda são um tema que tem especial interesse, não só devido ao facto de a indústria de moda ser um dos principais setores de criação de riqueza na União Europeia e no mundo, no contexto da Economia Digital, mas também, tendo em conta os desafios que se colocam às marcas de moda no cenário atual de pós pandemia. Este curso tem como objetivo dar a conhecer o estado de utilização dos web site corporativos e outros suportes de comunicação on-line, enquanto ativo da estratégia de comunicação das marcas de moda.


Katty Xiomara
Designer de Moda

Design Streetwear

21, 22, 28 e 29 de maio - Inscrição

Esta formação aborda a origem e a evolução do Streetwear, usando como ponto de partida as peças de vestuário que o caracterizam e as marcas e movimentos historicamente associados ao movimento.


Hugo Costa
Designer de Moda

Desenvolvimento de Marca de Vestuário

21, 22, 28 e 29 de maio - Inscrição

O objetivo desta formação é adquirir conhecimento base para o planeamento de uma marca de vestuário, com abordagem à definição da sua identidade, tipologia de produto(s)/produtos chave e Público Alvo. No final, o aluno deverá ser capaz de criar/analisar uma marca de vestuário e/ou acessórios definindo a sua identidade.


Filipe Faísca
Designer de Moda

O Mundo fantástico dos Tecidos

21, 22, 28 e 29 de maio - Inscrição

Técnicas de Transformação e Manipulação de Tecidos. Como transformar e manipular o aspeto tradicional dos tecidos.