filmeu

Teacher
Edmundo José Neves Cordeiro

Edmundo José Neves Cordeiro
edm***@ulusofona.pt
D21F-F221-722B

Resume

Edmundo Cordeiro completed his PhD in Communication Sciences in 2003. He is an Associate Professor and Researcher (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, CICANT), and teaches at the Departamento de Cinema e Artes dos Média and at the Departamento de Ciências da Comunicação at the same University. He published «Actos de Cinema», by Angelus Novus, Coimbra, 2005, and completed a post-doctoral research at the Université de Montréal (Canada) and at the Universidade Nova de Lisboa, which resulted in the book «Pedro Costa e Pierre Perrault. Intercessão, Força Ficcional, Força Documental», by Creative Space / Amazon, Lisboa, 2013. He directed the film «Todas As Cartas de Rimbaud» (2017).

Graus

  • Pós-doutoramento
    Act of filming: documentary and fiction on Pedro Costa's films
  • Pós-doutoramento
    Act of filming: documentary and fiction on Pedro Costa's films
  • Mestrado
    Mestrado em Comunicação Social
  • Licenciatura
    Comunicação Social
  • Doutoramento
    Ciências da Comunicação
  • Diploma de especialização
    Curso Livre de História de Portugal (Professor Joaquim Veríssimo Serrão)
  • Título de Agregado
    Estudos Culturais

Publicações

Artigo em revista

  • 2017, Ventura : a character’s mental landscape as history
  • 2016-10-17, Os sinais da grande época no dorso, Manual de Leitura
  • 2013, Virtual: a realidade da imagem, ou o que nos impede de ver?
  • 2012, Estética e economia: uma descrição de Walter Benjamin e um filme de Robert Bresson
  • 2007, Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem
  • 2007, Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem
  • 2007, Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem
  • 2007, Acto de filmar: Variações
  • 2007, Acto de filmar: Variações
  • 2007, Acto de filmar: Variações
  • 2005, Sirk e Fassbinder: o que é o melodrama?
  • 2005, Sirk e Fassbinder: o que é o melodrama?
  • 2001, Virtual: a realidade da imagem, ou o que nos impede de ver?

Tese / Dissertação

  • 2018, Mestrado, Surto & deslumbramento : um estudo de caso
  • 2018, Mestrado, Surto & deslumbramento : um estudo de caso
  • 2017, Mestrado, ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento
  • 2017, Mestrado, ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento
  • 2003-12-18, Doutoramento, Actos de Cinema. Deleuze: Cinema Prático
  • 1995, Mestrado, A Figura do Trabalhador. Ensaio Sobre a Técnica na Obra de Ernst Jünger
  • 1990, Licenciatura, Nihilismo e o Livro do Desassossego

Livro

  • 2023, Cinema e Forma, Cordeiro, Edmundo, Book Cover
  • 2013, Pedro Costa e Pierre Perrault. Intercessão, Força Documental, Força Ficcional, Cordeiro, Edmundo, Creative Space / Amazon
  • 2007, Géneros Cinematográficos, Cordeiro, Edmundo, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2005, Actos de Cinema. Crónica de Um Espectador, Cordeiro, Edmundo, Angelus Novus
  • 2000, A Velocidade de Libertação, Cordeiro, Edmundo, Edições Relógio D'Água
  • 1996, O Mistério de Ariana, Cordeiro, Edmundo, Edições Vega
  • 1992, O que é um autor?, Cordeiro, Edmundo, Edições Vega
  • 1992, O Acto Fotográfico, Cordeiro, Edmundo, Edições Vega

Capítulo de livro

  • 2021, Todas as Cartas de Rimbaud e Rebuçados Venezianos. Entre um filme e outro, Transartes, arte expandida e novas linguagens , CECS
  • 2020, Ganhar forma - uma palavra sobre Simondon, Eu sou tu. Experiências ecocríticas, Universidade do Minho
  • 2011, Deleuze: Comunicação e Palavra de Ordem, Filosofias da Comunicação, LabCom Books, Universidade da Beira Interior
  • 2010, Visões técnicas, Arqueologia da Mediação, Fundação Calouste Gulbenkian
  • 2010, O ecrã nos filmes: Buster Keaton duas vezes, Ecrã, Paisagem e Corpo, Campo Grácio Editor
  • 2000, A Dromologia, A Velocidade de Libertação, Relógio D'Água
  • 1996, Apresentação, O Mistério de Ariana, Edições Vega

Tradução

  • 2023, Elogio do Teatro, Humus / TNSJ
  • 2023, Contra o Teatro Político, Humus / TNSJ

Artigo em jornal

  • 2023-08-09, O Argumento é cinema, Jornal de Letras

Artigo em boletim informativo

  • 2023-04-13, O sentido da vida, TNSJ — Folha de Sala de «A Última Gravação de Krapp» de Samuel Beckett

Artigo em conferência

  • 2021-06-24, O conceito de intercessão, VII Congresso Internacional de Investigadores do Audiovisual
  • 2019-07-29, The Elevator Scene in “Horse Money": The Sound-Image, Avanca | Cinema 2019 International Conference
  • 2019-06-10, Sword and Body (João César Monteiro, between Poetry and Cinema), 10th Annual International Conference on Visual and Performing Arts 10-13 June 2019, Athens, Greece
  • 2018-06-11, The elevator Scene in "Horse Money": The Sound-Image, 9 th Annual International Conference on Visual and Performing Arts, 11-14 June 2018, Athens, Greece
  • 2018, "Jaime" ou a origem do cinema português contemporâneo, Avanca I Cinema International Conference 2018

Catálogo de exposição

  • 2020, Ruínas: Primeira Impressão, Encontros Cinematográficos/Jornal do Fundão/The Stone And The Plot

Prefácio / Posfácio

  • 2023, Elogio do Teatro
  • 2023, Contra o Teatro Político

Exposição artística

  • 2013-07, Vozes Humanas (com Jorge Cramez)

Guião

  • 2018, Amor Amor (filme de longa-metragem, Jorge Cramez, 2018)
  • 2015, O Rebocador (filme de curta-metragem, Jorge Cramez, 2015)
  • 2010, Na Escola (filme de curta-metragem, Jorge Cramez, 2010)

Arte visual

  • Vozes Humanas. Quatro Actrizes, a Voz, o Espaço Vazio (curta-metragem, 32', HD, Cor, PB - com Jorge Cramez, 2014)
  • Ventura: a Personagem Estratigráfica (ensaio de curta-metragem, 16', 2013)
  • Uma Que Só Vem Quando Quer (curta-metragem, 18', HD, Cor, PB, Português, 2018)
  • Todas As Cartas de Rimbaud (filme com Maria Filomena Molder, 59', HD, Cor, PB, Português, Francês, 2017)
  • Que há um som certo para as coisas, há (documentário de curta-metragem com Miguel Martins, HD, 22', Cor, PB, 2014)
  • No Mínimo Genial. Vasco Pimentel, director de som (documentário de curta-metragem, HD, 25', 2015)
  • Isabel Ruth, actriz (filme de entrevista, 53', HD, Cor, PB, 2014)
  • Força cinematográfica: fazer ver (ensaio de curta-metragem, 22', PB, 2012)
  • Ana Moreira, actriz (documentário de curta-metragem, HD, 27', Cor, PB, 2014)

Email


Cookie Policy
This site uses cookies to offer you a better browsing experience.
Accept
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios