Desenho II
Disciplina do Curso
Artes Visuais
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT722-507
Disciplinas complementares recomendadas
Pintura II
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Noção de Paisagem, enquadramento histórico e desenvolvimentos recentes. A importância da perspetiva linear e da perspetiva aérea como estratégias de representação gráfica no desenho de Paisagem: o espaço real e espaço gráfico; indicadores de profundidade, composição e estrutura, escala, valores tonais, detalhes. - 4 desenhos sobre papel a partir de observação de uma imagem selecionada pelo aluno onde , am cada, aplica as técnicas gráficas: grafite, lápis de cor, aguarela e tinta da china (aguada e/ou caneta). - Exercícios de desenho ao ar livre ¿ sketching ¿ para um Diário Gráfico (2 desenhos por semana) sobre Paisagem.
Objetivos
Estimular o interesse pelo desenho de paisagem e desenvolver no aluno as capacidades de representação gráfica. Desenvolver as estratégias de representação gráfica no desenho de paisagem. Rever e aprofundar conhecimentos específicos no âmbito do desenho em perspetiva, dando continuidade à disciplina de Desenho I. Reforçar a autonomia na concretização de projetos artísticos Estimular a prática quotidiana do desenho Dominar meios gráficos próprios do desenho, pela aprendizagem e aplicação de técnicas gráficas (aguadas e riscadores) como a grafite, o lápis de cor, a aguarela e a tinta da china. Desenvolver desenhos pela observação directa e por processos de transferência de imagem manuais Desenvolver autonomia estética e artística através da realização autoral de um diário gráfico que coincide com a ideia de um caderno de viagens Compreender a paisagem como conceito e como género
Metodologias de ensino e avaliação
Cada exercício é introduzido com exemplos de obras realizadas nas técnicas a desenvolver e uma explicação dos procedimentos com demonstração. O acompanhamento individual permite a resolução de problemas de execução e aplicação de soluções gráficas adequadas na transposição de cada imagem para cada técnica. Os quatro exercícios exigem empenho e capacidade de investigação plástica, rigor no domínio de estratégias gráficas, capacidade de concretização e uma atitude reflexiva e crítica relativamente. A nota final expressa critérios de assiduidade e pontualidade, bem como de cumprimento dos objetivos da UC. A avaliação processa-se de três formas:
Bibliografia principal
DEXTER, E. - Vitamin D: New Perspectives in Drawing. London-New York. Phaidon. 2010 ELIAS, H. & VASCONCELOS, M. - Desmaterialização e Campo Expandido: dois conceitos para o Desenho Contemporâneo. In Actas do Congresso SOPCOM-LUSOCOM. Lisboa: Universidade Lusófona. 2009 NEW, J. - Drawing from life. The journal as art. New York. Princeton Architectural Press. 2005 POIRIER, M. - Landscope: Landscape and Contemporary Drawing. Paris. Black Jack Editions. 2008 RATTEMEYER, C. - Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. London, New York: Phaidon. 2013 STOUT, K. - Contemporary Drawing: From the 1960s to Now. London. Tate Publishing. 2015 SULLIVAN, C.- Drawing the landscape. New Jersey. Wiley. 2014 WILLENBRINK, M.; WILLENBRINK, M.- Drawing Nature for the Absolute Beginner: A Clear & Easy Guide to Drawing Landscapes & Nature. Ohio. F&W Publications. 2013
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala