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Universidade Lusófona

Teoria e Prática de Marketing

Curso

Informática de Gestão

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

168 | 45

Código

ULHT12-7432

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Marketing

2. O Marketing e a Envolvente
2.1. Forças do macro-ambiente da empresa
2.2. Agentes do micro-ambiente da empresa

3. O Mercado
3.1. Conceitos e tipos de mercado

4. Segmentação, Targeting e Posicionamento

5. Objetivos e Estratégias de Marketing

6. Análise SWOT


7. Marketing-Mix
7.1. Produto
7.2. Serviço
7.3. Preço
7.4. Distribuição
7.5. Comunicação

Objetivos

¿ Apresentar os fatores envolventes que influenciam o marketing;
¿ Informações gerais sobre o marketing e sobre os seus princípios teóricos;
¿ Introduzir e avaliar o impacto de algumas alterações recentes no marketing;
¿ Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis;
¿ Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à analises das atividades de marketing.

Metodologias de ensino e avaliação

Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permita a sua ligação com a prática.

Aplicarão os principais conceitos de marketing num trabalho que irão desenvolver ao longo do semestre numa vertente prática.

As aulas teóricas são suportadas por documentação on-line no Moodle com artigos científicos (teoria), de imprensa (prática) e por vídeos.
Os alunos farão uma frequência (60%), uma aula no exterior com um case study (10%) e um trabalho que aplica os principais conceitos de marketing a um tema da atualidade (30%).

A presença dos alunos é obrigatória para 75% das aulas e os alunos que tiverem menos de 8 na frequência vão diretamente a exame.

Bibliografia principal

Kotler, P. E Keller, (2012) ¿ Administração de Marketing ¿ Edição Novo Milénio Northwestern University.

Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2015), Mercator da Língua Portuguesa ¿ Teoria e Prática do Marketing, 16ª Edição, Publicações D. Quixote.