Fisiologia I
Apresentação
A Fisiologia Humana é uma das áreas fundamentais para a formação do conhecimento biomédico e biofarmacêutico. Integra diversos conhecimentos da biologia celular à química e bioquímica e à morfologia funcional, sendo essencial para uma compreensão sustentada da fisiopatologia, da farmacologia, da terapêutica e da toxicologia, bem como para outras áreas de especialidade terapêutica.
Disciplina do Curso
Ciências da Nutrição
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT1101-8508
Disciplinas complementares recomendadas
nao aplicavel
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Introdução: Organização do corpo humano ¿ compartimentação fluida. Homeostasia. Bioelectricidade e electrofisiologia : Nervo. Potencial de repouso e potencial de acção. Condução e Neurotransmissão. Integração sináptica. Músculo estriado (esquelético e cardíaco) e liso. Acoplamento excitação ¿ contracção. Contracções isométrica e isotónica. Fontes de energia. Controlo da contracção muscular. Contracção cardíaca e seu registo¿ o electrocardiograma (ECG) Controlo das funções fisiológicas ¿ o sistema neuro-endócrino: Sistema Nervoso - SN Central e SN Periférico. SN Somático e SN Autónomo. Sistema sensorial e Orgãos dos sentidos. Integração da sensibilidade somatosensitiva. Nocicepção. Organização endócrina ¿ definições, acções e regulação hormonal. Eixo hipotálamo-hipófise como exemplo de integração neuro-endócrina. Funções Integradas (multisystem Physiology) Consciência, emoções e comportamento Controlo da postura, equilíbrio e movimento. Balanço energético e metabolismo Ritmos biológicos
Objetivos
Pretende-se que, no final desta unidade, os alunos adquiram os principais fundamentos da organização funcional do corpo humano com especial enfoque na homeostasia, e nos mecanismos que contribuem para a sua manutenção ¿ Sistema Nervoso e Sistema Endócrino. Deverá daqui resultar uma visão integrada do funcionamento dos organismos de organização superior que prepare para a abordagem da fisiologia dos orgãos e sistemas bem como da fisiologia integrada, essenciais à compreensão da doença e dos seus mecanismos.
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino aprendizagem incluem diversos instrumentos, baseados no ensino magistral /tutorial e no ensino teórico-prático, presenciais. Outros instrumentos de caracter não-presencial (moodle p.ex.) completam e diversificam as opções disponibilizadas. Em laboratório são utilizados simuladores de sinais biológicos, sistemas de medição de indicadores fisiológicos (EMG, ECG, pressão arterial), aprendizagem por problemas entre outros. O regime de avaliação é preferencialmente de caracter contínuo, valorando elementos de avaliação presencial (A) como testes escritos e frequências (35%) e (B) outros elementos de avaliação em ambiente tutoriado (P/TP) incluindo o desempenho em laboratório/sala de aula (65%). (Final = A (35%) + B (65%). Face ao periodo pandémico envolvendo rotação de grupos a formula aplicada será Final = A (50%) + B (50%) O regime de exame final aplica-se aos alunos que por ele optem. A melhoria de nota pode ser realizada sempre sob a forma de exame oral.
Bibliografia principal
VANDER, Arthur, et al (2018), Vander¿s Human physiology: the mechanisms of body function, 15th ed., Boston, McGraw-Hill, , ISBN 978 1 259 08082 1 (disponivel em português) GANONG W F., (2019), Medical Physiology, A system¿s Approach, 6th ed. Lange McGraw- Hill Eds., ISBN 978-1-25900962-4 (disponível em português) GUYTON and HALL, (2020), Textbook of medical physiology, Elsevier - Health Sciences Division, Philadelphia, USA, ISBN10 0323597122 BERNE and LEVY (2017), Physiology, 7th ed., Elsevier - Health Sciences Division, Philadelphia, USA,, 9780323443388 TRESGUERRES, Jesús, et al. (2011), Fisiologia Humana 4ed., Madrid, McGraw- Hill Interam Eds, ISBN 84-486-0647-7
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Luis Monteiro Rodrigues 4ª e 5ª F 13- 14.30H * (* marcação previa no secretariado) Coordenação Escola de Saude