Fitness II (Actividades Individuais)
Apresentação
A Unidade Curricular Fitness II enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura enquanto fisiologista do exercício. A UC sustenta-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na evidência científica. Ademais, a organização das aulas e conteúdos visa fornecer a base conceptual e prática que permita em anos posteriores uma gradual articulação e aplicação de conhecimentos, visando um aprofundamento de conteúdos. Para tal, será também realizado um período de observação em contexto real (i.e., ginásios) onde se promoverá a articulação dos conteúdos trabalhados com a realidade destes espaços. É expectável que desta forma se alcance enquanto produto formativo final, profissionais com capacidade de adequar a sua prática à maioria das situações emergentes da prática, e com a capacidade de elevação da área profissional.
Disciplina do Curso
Educação Física e Desporto
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 7
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT495-2-8652
Disciplinas complementares recomendadas
Sem precedências. A articulação com Fitness I e Anatomofisiologia será feita com particular ênfase face à proximidade de alguns conteúdos.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Objetivos
- Conhecer o enquadramento e evolução das atividades individuais na área do fitness, identificando as necessidades atuais das populações e espaços de prática. - Conhecer e compreender o perfil do fisiologista do exercício e as suas múltiplas facetas de intervenção em equipas inter e multidisciplinares em diversos contextos de prática. - Adquirir conhecimentos e competências elementares de análise do movimento humano, e a capacidade de promover um ajuste seletivo na integração neuromuscular de diversos exercícios. - Conhecer e compreender a estrutura e organização da sessão de treino, assim como as principais variáveis de controlo e construção da unidade de treino. - Adquirir conhecimentos e competências elementares na utilização de diversos materiais e equipamentos nas diversas dinâmicas das atividades individuais. - Realizar globalmente uma análise crítica das práticas profissionais e necessidades dos clientes em contexto real de prática.
Metodologias de ensino e avaliação
Existirão ao longo do ano, no regime de avaliação contínua, quatro momentos de avaliação, dois práticos e dois teóricos, que se estruturam ponderalmente da seguinte forma: A média de todos os elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 9.5 valores para a obtenção de aprovação. Classificações parcelares inferiores a 7.5 valores implicará a realização de exame. A realização por exame consistirá na realização de uma prova de natureza escrita, prática e com aferição em registo verbal/oral.
Bibliografia principal
- ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. - ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. - Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics. - Mil-homens, P., Correia, P., Mendonça, G. (2015). Treino da Força ¿ Volume 1. Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Edições FMH, Cruz Quebrada. - Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Diogo Santos Teixeira De acordo com as disponibilidades dos alunos das diferentes turmas - o atendimento é agendado pessoalmente ou por email em sintonia com as disponibilidades mútuas. H.1.2 ou em sítio a combinar