Teoria e Metodologia do Treino
Apresentação
A Teoria e Metodologia do Treino poderá ser considerada uma Unidade Curricular (UC) agregadora de várias temáticas previamente lecionadas noutras UC, sendo transversal a todos os ramos da licenciatura. Nesta UC deseja-se dotar os estudantes de competências essenciais no processo de prescrição e avaliação do exercício físico, através da aplicação de cargas adequadas ao estádio de desenvolvimento de cada praticante (Atleta, Aluno, Praticante). O processo de aplicação de cargas pressupõe um conjunto alargado de conhecimentos e competências, gerais e específicas, cujos resultados se traduzem em processos adaptativos complexos do curto ao longo prazo. Assim, o domínio das matérias correspondentes às Capacidades Motoras - Força, Resistência, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação -, às componentes técnicas e técnico-táticas, ao processo de observação e avaliação, consubstanciados nos processos de periodização a longo, médio e curto prazo, será absolutamente determinante no sucesso desta UC.
Disciplina do Curso
Educação Física e Desporto
Grau|Semestres|ECTS
| Anual | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT495-2-1085
Disciplinas complementares recomendadas
Sem precedências:
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos fundamentais:
Objetivos
A U.C. tem por objetivo essencial promover a aquisição de saberes e competências necessárias à intervenção do professor/treinador, no âmbito do processo de treino e competição, nas diferentes etapas da formação do atleta ou aluno ou praticante. Tem como objetivos centrais de aprendizagem: a) Dominar e relacionar os conteúdos de teoria do treino, relacionando-os com as especificidades de cada ramo e/ou modalidade, nos planos histórico, técnico-tático e organizacional. b) Prescrever programas de treino, organizando e gerindo todo o processo de treino (e competição, mesmo que informal), nomeadamente no desenvolvimento das capacidades motoras. c) Utilizar terminologia e estratégias de intervenção adequadas às diferentes situações ¿ para cada modalidade, especificidade ou ramo. d) Cooperar na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto desportivo das instituições. e) Identificar cada fase e momento do desenvolvimento do praticante, utilizando métodos adequados de avaliação.
Metodologias de ensino e avaliação
O processo ensino aprendizagem acontece com recurso a aulas: Avaliação Contínua (70% de presenças): A ser desenvolvida em capítulo próprio. Exame: Realizar-se-á uma prova oral obrigatória para todos os estudantes que, no somatório da prova escrita (75%) com o referido projeto (25%), obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia principal
·Alter, M. (2004). Science of Flexibility . Human Kinetics. USA
·Anguera, M. T., & Mendo, A. H. (2013). La metodología observacional en el ámbito del deporte [Observational methodology in sport sciences]. E-balonmano. com: Revista de Ciencias del Deporte, 9(3), 135-160.
·Bompa, T.O. (2002). Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Phorte Editora, S. Paulo, Brasil.
·Browm, L. & Ferrigno, V. (2005). Training for Speed, Agility and Quickness . Human Kinetics. Leeds, UK.
·Cunha, P. (2018). O Treino da Resistência nas Modalidades Cíclicas. Anuário do Treino Desportivo. Comité Olímpico de Portugal. Visão & Contextos, Lisboa.
·Pezarat Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2015). Treino da Força. Vol I. Edições FMH
·Pezarat Correia, P., Mil-Homens, P., & Mendonça, G. (2017). Treino da Força. Vol II. Edições FMH
·Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo - Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala Paulo J. R. Cunha 3ª feira- 15:00 ¿ 16:00 Gab. Coordenação ou online